Destinos

Alter do Chão: Um lugar de nome diferente e beleza natural única.

Uma vila com pouco mais de 6 mil habitantes que faz parte do município de Santarém no Pará, com praias de água doce, foi eleita pelo Jornal The Guardian como um dos mais encantadores destinos de praias do Brasil. Uma menção que faz jus a Alter do Chão que tem realmente praias exuberantes com a vegetação amazônica à sua volta.

Regadas com abundância pelas águas dos rios Tapajós e Arapiuns, as praias de areia branquinha deste paraíso não permitem uma visita sem um delicioso mergulho. E nem mesmo sem experimentar os pratos da culinária local que são fantásticos!

Lindas paisagens durante quase todo o ano.

Com paisagens de alegrar os olhos, a maioria dos turistas visita a região pelas praias à beira-rio.

Mas, em alguns meses, o volume de chuvas muda a paisagem. Assim, a melhor época para conhecer as badaladas praias de rio, que são o chamariz turístico e que engloba Santarém e Belterra, é o verão amazônico, temporada mais seca que se estende de agosto a dezembro.

Há também passeios de barco por dentro da floresta com abundância de vida animal. Para quem curte ver os bichos, o ideal é viajar no inverno amazônico, temporada de chuvas entre janeiro e julho. Você até vai se deparar com formações de ilhotas perfeitas para um mergulho refrescante no meio do rio.

Vale destacar uma outra data que atrai muitos turistas que é a Festa do Sairé e o Festival dos Botos, que têm em seu contexto a tradição, a religiosidade e o folclore, sempre no mês de setembro.

 

Alter do Chão já está se tornando um destino queridinho dos brasileiros.

Mais e mais brasileiros que adoram o turismo ouvem falar de Alter do Chão. A verdade é que esse lugar já foi eleito por publicações estrangeiras como uma locação natural para as faixas de areia mais lindas do Brasil.

Alter é um pequeno notável paraíso natural com praias belas de águas fluviais cristalinas, além de oferecer uma gastronomia peculiar e muito apreciada pelos visitantes. Sem falar de uma estrutura que se desenvolve a cada ano com albergues e confortáveis pousadas.

E, para incrementar esse destino, tem até festa badalada de ano-novo, a Vai Tapajós. Por tudo isso, Alter do Chão entra para o rol dos destinos brasileiros que marcam e faz a gente pensar: “como eu não conhecia esse lugar?”

E olha que chegar aqui não é tão difícil como se pensa. Você pode ir de avião até Santarém e depois pegar um táxi ou transfer por uma hora até Alter do Chão. Os de espírito mais aventureiro podem ir de barco desde Manaus ou Belém.

Pelo jeito já estamos deixando você com vontade de curtir as praias de água-doce mais desejadas.

Aqui sua mente fotografa e fica na memória. Você vai provar uma gota dessa imensidão do rio Tapajós para confirmar que não é mar. Tanto que alguns chamam Alter do Chão de “Caribe Amazônico” por suas águas transparentes com tonalidade muitas vezes entre o azul e o verde, climatizadas pela natureza e doces.

Quando vier, não deixe de visitar a Praia do Amor, no centrinho da vila, a Pindobal, Ponta do Cururu e Ponta de Pedras.

Esse ponto no mapa, que se revela um paraíso tropical ao norte do Brasil, tem tudo para ser seu próximo destino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo