Destinos

Conheça Brasília, a cidade planejada

Em primeiro lugar, é de conhecimento de todos que nossa Capital Federal é muito rica em arquitetura moderna, além de ser uma cidade peculiar em todos os aspectos.

E talvez, por esses atributos, Brasília seja a única cidade moderna do mundo até o momento a receber o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Bem legal, né?

Mas, vamos ser francos: você já pensou em conhecer a capital federal? Por acaso sabe o que fazer em Brasília?

Ao contrário do que muita gente pensa, Brasília é uma cidade interessante e com diversos pontos turísticos que vão além de sua bela arquitetura.

Deixe suas dúvidas de lado e vamos conhecer tudo que essa cidade linda, bem planejada, com pessoas incríveis e, claro, com urbanismo e arquitetura únicos que ela tem para oferecer.

Aqui você vai encontrar nossa seleção dos melhores passeios em Brasília. Que tal conhecer um pouquinho dessa bela cidade com a gente?

Quais os melhores passeios em Brasília?

As principais atrações de Brasília, sem dúvida, são os prédios do governo e marcos arquitetônicos ousados, com seus desenhos, curvas e linhas diferenciadas.

Porém, como já mencionamos, a cidade também oferece várias outras opções de passeios ligados à natureza, áreas verdes e parques.

Nesse sentido, listamos aqueles que, com certeza, não podem faltar em uma viagem à capital.

Água Mineral – Parque Nacional de Brasília

Para começar, vamos falar sobre o Parque Ecológico Água Mineral, que conta com piscinas abastecidas com águas das nascentes do local.

Ele também oferece áreas para pic nic e trilhas ecológicas nos 30 mil hectares de extensão, onde é possível conhecer bastante sobre a fauna e a flora do local.

A Água Mineral é um dos mais famosos e conhecidos parques ecológicos de Brasília. Hoje em dia possui duas unidades, uma ao lado da outra, conhecidas como a velha e a nova Água Mineral, porém todas em perfeito estado de uso. Então, não deixe de conferir!

Parque da Cidade Sarah Kubitschek, Brasília, Brasil, vista aéreaParque da Cidade Sarah Kubitschek

Com muita área verde e um belo paisagismo, o Parque da Cidade Sarah Kubitschek é o maior parque urbano de Brasília.

O parque tem várias opções de entretenimento, como: quadras de vôlei, futebol, basquete, pista para corrida e caminhada, parque de diversões, quiosques, lago, além de um pavilhão coberto para feiras e exposições.

Catedral Metropolitana de Brasília

Algo interessante sobre a Catedral metropolitana de Brasília é que esse monumento foi a primeira obra importante a ser projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer em Brasília, e sua aparência diz muito sobre o tom moderno que o artista sempre dava a seus trabalhos.

A catedral tem um design bastante incomum. Seu telhado foi feito como uma espécie de “cabana”, em que os pilares, pintados de branco, são todos voltados para cima e não tem nenhum ponto de acabamento. Com certeza uma visita imperdível.

Palácio da Alvorada, Brasília, DF, BrasilPalácio da Alvorada

E como não poderia faltar, o palácio da alvorada é umas das paradas obrigatórias para quem vem visitar Brasília.

Essa, que é a residência oficial do presidente da República, foi construída em 1958 a partir do projeto de Niemeyer, e conta com suas tradicionais colunas curvas e brancas, além de muitas janelas em seu entorno.

O Palácio da Alvorada recebeu esse nome do próprio Juscelino Kubitschek, que foi o primeiro a ocupar esse espaço.

A visitação ao Palácio é gratuita, porém os únicos espaços que podem ser observados são os de uso comum, já que o atual presidente e seus familiares residem nas instalações privativas do edifício.

Edifícios e monumentos localizados na Praça dos Três PoderesPraça dos Três Poderes

Outro ponto superinteressante a ser visitado com certeza é a Praça dos Três Poderes. Essa é a região onde acontecem, praticamente, todas as coisas que definem o destino de nosso país.

A Praça dos Três Poderes fica localizada no Eixo Monumental da cidade de Brasília e foi feita em formato de triângulo. Isso significa que todas as construções desse mesmo estilo, histórico monumental, estão nessa área triangular.

Assim, o Eixo Monumental fica na parte central da cidade, e suas construções estão distribuídas por toda a extensão de sua avenida principal.

Logo, se quiser conhecer a grande maioria das obras relacionadas ao contexto político, esse é o destino ideal.

Na Praça, ficam localizadas as sedes dos três poderes da República: o Palácio do Planalto, que é onde trabalha o chefe do executivo; o Congresso Nacional, onde está a autoridade máxima do legislativo; e o Supremo Tribunal Federal, local que abriga o líder do judiciário.

Cada um dos prédios referentes aos poderes são igualmente incríveis e com visual espetacular, ou seja, vale muito a pena conhecer.

O que fazer à noite em Brasília?

Existem inúmeras possibilidades do que fazer a noite em Brasília. Seja você é alguém que curte a agitação ou que prefere algo mais calmo, a vida noturna brasiliense certamente vai agradar.

Existem diversas opções de lazer para se fazer na cidade durante à noite. Se você já está convencido a fazer uma viagem para lá, mas ainda não sabe o que fazer à noite em Brasília, fique tranquilo pois a cidade não vai te decepcionar.

Brasília oferece diversos bares e restaurantes para quem deseja aproveitar as suas noites.

Qual a melhor época para ir a Brasília?

Brasília, DF, Brasil - 4 de abril de 2019 Congresso Nacional em Brasília durante o nascer do sol

Por fim, nossa última dica é sobre a melhor época para visitar e fazer passeios em Brasília.

O ideal é que você vá de abril a julho, quando o tempo é firme e a fase da seca extrema, que vai de agosto a outubro, ainda não chegou. Abril, maio e junho são os meses mais verdes.

E então, animado para conhecer Brasília e fazer os melhores passeios?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo