Destinos

Conheça a cidade de Teresina

A cidade de Teresina é a capital do estado do Piauí e é a primeira cidade planejada no Brasil, além de ser a única capital no nordeste sem praia.

O melhor período para visitar a cidade é entre os meses de maio a agosto, durante o inverno, já que o município recebe mais chuvas durante o verão.
Durante o ano, a temperatura média da cidade é de 27,6 °C.

Conheça um pouco mais sobre a história desta cidade vibrante, alegre e com muita cultura.

História de Teresina

No século XVII, a cidade de Teresina começou a ser habitada por pescadores, canoeiros e plantadores de fumo e mandioca. Na época, o nome do município era Vila de Poti.

Em 1760, por ser próxima do mar, um dos principais meios econômicos da época, a cidade foi escolhida como capital do estado do Piauí.

A cidade também era muito privilegiada por ter o encontro dos rios Parnaíba e Poti, e pelas principais estradas da época, ligando as cidades de Oeiras à Paraíba.

Em 1797, a igreja de Nossa Senhora do Amparo foi erguida e no dia 16 de agosto de 1852 foi oficializada, certificando a transferência da capital do estado do Piauí.
Desde então, nesta mesma data é comemorado o aniversário da cidade.

No dia 21 de junho de 1852, a cidade foi chamada de Teresina.

Dica: o que fazer em Teresina

A cidade de Teresina é repleta de lugares incríveis e muitos pontos turísticos para conhecer. Confira algumas dicas:

Ponte Estaiada

A Ponte Estaiada é um dos cartões postais da cidade.

O local possui um mirante que dá acesso a uma visão privilegiada da cidade de Teresina.

O Mirante da Ponte Estaiada funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados e domingos, das 9h às 19h.
Para ter acesso ao local é preciso pagar uma taxa.

Parque Ambiental Encontro dos Rios

O Parque Ambiental Encontro dos Rios é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. O local fica entre os rios Poti e Parnaíba.

Neste lugar, o turista irá encontrar uma estrutura para pequenas exposições, quiosques de produtos artesanais, um bar flutuante com a culinária e peixes locais, além do monumento à lenda do Cabeça-de-cuia, um personagem folclórico do estado do Piauí.

Parque Estação da Cidadania, Teresina - Piauí

Parque Estação da Cidadania

O Parque Estação da Cidadania é público. Fica localizado na antiga estação de trens, galpões e pátios de manobra da cidade.

No local, o visitante irá encontrar dois museus, pistas e rampas de skate, além de um lindo anfiteatro.

Teatro 4 de Setembro

O Teatro 4 de Setembro fica localizado na praça Pedro II, no centro de Teresina, e é um dos principais palcos para as artes cênicas do estado do Piauí. O local foi palco da primeira exibição de cinema de Teresina, no dia 29 de maio de 1901.

A arquitetura do local é inspirada nos prédios portugueses, com detalhes greco-romanos e janelas com característica persa.

Dança Bumba-meu-boi, Teresina - Piauí

Cultura da cidade

O estado do Piauí é rico em cultura. As manifestações culturais mais comuns são o bumba-meu-boi, cavalo Piancó, congada, samba de cumbuca, reisado, bandolins, rabecas, entre outros.

A cidade de Teresina realiza anualmente diversos festivais para manifestar essas celebrações em formato de dança, teatro, música, culinária, entre outras.

Alguns desses encontros:

  • Encontro Nacional de Folguedos.
  • Festival de Inverno de Pedro II.
  • Festival de Teatro Lusófono (Festluso), entre outros.

O maior objetivo desses festivais é incentivar a difundir a cultura popular local, além de serem porta de entrada para jovens artistas.

 

Conhecer a cultura da cidade de Teresina de pertinho é uma experiência única, cheia de cores, sabores e muita diversão. Está esperando o que para planejar sua viagem?

Gostou do conteúdo?

Navegue no blog da EU+ e conheça novos destinos para a sua próxima viagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo