Destinos

Conheça Blumenau e Joinville, as cidades amigas

Blumenau e Joinville são cidades do estado de Santa Catarina. Durante o século XIX, mais precisamente em 1850, a região onde elas se encontram foi colonizada pelos alemães, influenciando a cultura, gastronomia e a arquitetura do local. Hoje as cidades são lembradas justamente por suas características alemãs.

As cidades atraem visitantes por suas atrações de origem alemã, como o festival de cerveja e pela dança, com o Balé Bolshoi.

Visitar essa região Sul do país, significa a possibilidade de visitar as duas cidades. A distância entre uma cidade e a outra é de cerca de 2 horas. Elas são um pedacinho da Alemanha no Brasil.

Imagem da Oktoberfest em Blumenau, Santa Catarina.
Imagem da Oktoberfest em Blumenau, Santa Catarina.

A cidade de Blumenau

O nome Blumenau foi dado à cidade em homenagem ao seu fundador, o químico farmacêutico Hermann Blumenau. Em 1845, ele tomou posse das terras no local, cercada na época pela Mata Atlântica.

Além de ser pedacinho da Europa no Brasil, a cidade é conhecida como a capital brasileira da cerveja. Blumenau é cheia de atrativos.

Conheça a Oktoberfest

Blumenau é a cidade do Oktoberfest, o festival da cerveja. Criado em 1984, esse evento foi inspirado nas comemorações alemãs. O festival acontece no mês de outubro no Parque Vila Germânica e atrai turistas de todo o Brasil.

É um dos maiores festivais folclóricos do Brasil e o maior evento alemão sediado nas américas. Na Oktoberfest, o visitante vai desfrutar as mais variadas cervejas, irá conhecer a gastronomia do local e ouvir músicas típicas da Alemanha.

Quais são os parques para visitar em Blumemenau?

Entre belos parques, veja quais se encantar em Blumenau:

Vila Germânica

Além de ser o local do festival da Oktoberfest, o Parque Vila Germânica funciona o ano todo como atração turística. No parque, você encontra restaurantes que entregam o melhor da gastronomia alemã.

Parque Spitzkopf

O Parque Spitzkopf possui uma área de Mata Atlântica, trazendo mais beleza e magia ao local. Quem for visitar o parque vai encontrar riachos, cascatas, trilhas e o acesso ao mirante do local, que proporciona uma vista incrível, com mais de 936 metros de altura.

Parque das Nascentes

Considerado um dos maiores parques municipais do Brasil, o Parque das Nascentes tem um dos passeios mais incríveis entre todos os outros. O parque é habitat de diversas espécies de animais e o visitante pode até optar por acampar no parque.

Museu da Cerveja de Blumenau

No Museu da Cerveja, o visitante vai poder conhecer mais sobre a história da bebida, como ela se tornou tão querida no estado de Santa Catarina e aprender todo o processo de fabricação. O local abriga peças das Cervejarias Feldmann e Brahma. Esse é um passeio bem divertido para os amantes da cerveja.

Apresentação da Escola Bolshoi. Reprodução: Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.
Apresentação da Escola Bolshoi. Reprodução: Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.

A cidade de Joinville

Joinville é a maior cidade do estado de Santa Catarina. Ela ganhou esse nome devido ao Príncipe François Ferdinand, o Príncipe de Joinville. Esse príncipe ganhou as suas terras  através do seu casamento com a Princesa Dona Francisca.
A cidade é uma das mais amadas do estado.

Escola Bolshoi

A Escola Bolshoi é referência em dança e se tornou um sonho entre os bailarinos do país. O festival da escola já é o maior do mundo e todos os anos atraem cerca de 10 mil bailarinos do mundo.

Para o turista conhecer a escola, basta ele agendar um passeio. O visitante vai poder conhecer as salas de dança, os figurinos e até mesmo poder desfrutar de um dos ensaios do balé.

Barco Príncipe

O barco do príncipe navega pela Baía de Babitonga, de onde é possível avistar diversas ilhas. O passeio vai até São Francisco do Sul, uma cidade bem linda e calma.

Mirante Boa Vista

O Mirante Boa Vista possui uma estrutura de 14 metros de altura, e lá é possível ter uma visão 360° de Joinville. Para chegar ao local, o visitante precisa fazer uma caminhada de 2 km na trilha da mata ou usar o serviço de ônibus, ou táxi.

Programe sua viagem inesquecível

Visitar qualquer uma dessas duas cidades é ter a certeza de estar fazendo uma viagem inesquecível.

Qual é a melhor época para viajar?

Blumenau e Joinville são destinos perfeitos para visitar em qualquer época, porém a umidade e índice de chuva por metro quadrado são altos durante alguns períodos do ano. Seus verões são de chuva e calor, no inverno as cidades apresentam temperaturas menores e pouca chuva.

  • Os meses de junho a agosto são menos chuvosos e mais frios.
  • Os meses de dezembro a março são os mais chuvosos, porém os mais quentes.
  • O mês de outubro é o período de alta nas cidades, e é quando ocorre a Oktoberfest.

Gostou das dicas? Vem conhecer de pertinho Blumenau e Joinville.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo