Destinos

Como não amar o Amazonas?

O “coração do mundo” está no maior estado brasileiro em extensão territorial. O Amazonas, destino obrigatório a todos aqueles que amam belezas naturais, abriga a maior floresta tropical do planeta e conta com 98% de sua área preservada. A região tem tantos atrativos, que você não pode deixar de fora da sua lista. Para você ter uma ideia, só em Presidente Figueiredo, município a cerca de 130 km de Manaus, existem aproximadamente 150 cachoeiras.

 

Presidente Figueiredo

Para chegar ao município, conhecido como “terra das cachoeiras amazônicas”, um paraíso surpreendente em plena região metropolitana, basta seguir de carro a partir de Manaus pela BR-174, em uma viagem que dura em torno de 2h.
Confira alguns lugares imperdíveis:

 

Lagoa Azul do Maranhão
Uma piscina natural azul-turquesa belíssima, com água ultratransparente e solo rico em calcário – é comum ver turistas aplicando a argila no corpo para purificar a pele. No local, além da lagoa azul, você pode fazer trilhas e curtir o fervedouro, o igarapé́, a corredeira e a cachoeira.

 

Caverna de Maroaga e Gruta da Judeia
A vista da queda d’água no interior da Caverna de Maroaga é espetacular, por isso prefira visitar o local no período de cheia dos rios, que vai de fevereiro a junho. A caverna possui vários túneis e galerias no seu interior, e a gruta, a poucos minutos caminhando, é mais aberta, oferecendo um cenário impressionante, com vasta vegetação ao redor e cipós pendurados nas rochas.

 

Cachoeira da Pedra Furada
Considerada uma das formações mais bonitas da cidade, a água surge por entre as pedras e cai em um banco de areia branca, formando uma piscina natural bem rasinha, bastante recomendada para toda a família.

 

Cachoeira do Mutum
Ideal para quem procura um pouco mais de aventura, a Cachoeira do Mutum exige uma certa disposição física para percorrer a trilha de acesso, que tem cerca de 6 km. O esforço será recompensado: na época da seca, de novembro a janeiro, quando se formam, em círculo, 7 maravilhosas piscinas naturais.
Cachoeira Iracema
É uma queda d’água de 8 metros de altura que forma uma grande piscina natural. De setembro a janeiro, período de vazante dos rios, a pressão da água é moderada, sendo uma ótima escolha para receber uma bela massagem revigorante.

 

Cachoeira do Santuário 
É uma das atrações mais famosas e visitadas de Presidente Figueiredo. E sua fama não é à toa: a paisagem é linda! A queda d’água, formada por pequenos saltos, é especial e encanta os visitantes. Faz parte da reserva ecológica de mesmo nome, e o local conta com boa infraestrutura, com chalés, piscinas e restaurante.
Cachoeira da Neblina
Maior queda d’água da região, com mais de 30 metros de altura. O acesso se dá por uma trilha de dificuldade média, mas vale a pena. A mata fechada, que rodeia a cachoeira, cria um ambiente repleto de sossego e magia.

 
 

Praia do Tupé 

Além da região Presidente Figueiredo, há outras maravilhas próximas a Manaus. A Praia do Tupé, que fica na margem esquerda do Rio Negro, a 34 km da capital amazonense, é uma delas. A praia, que irradia uma beleza de tirar o fôlego, tem uma faixa de areia branca contrastando com as águas escuras do rio Negro, um supercharme.
O acesso à praia é somente fluvial: basta pegar um barco na Marina do Davi. São dois horários por dia, às 9h e às 11h. O retorno é sempre às 16h.  A viagem dura cerca de 30 a 40 minutos e custa R$ 15 por pessoa (R$ 30 ida e volta).

  

Encontro das Águas 

Fenômeno que acontece na confluência do rio Negro, de água preta, e o rio Solimões, de água barrenta, o “encontro das águas” é uma atração imperdível.
A melhor época para curtir é entre janeiro e julho, quando os rios estão no período da cheia. Em Manaus, no Porto da Ceasa, você encontra diversos barcos que realizam o passeio pela região. Você pode optar por um passeio mais longo que percorre as veredas da floresta ou ir direto para o local de encontro dos rios.

 

Em menos de 10 minutos, o barco chega ao ponto de encontro dos rios, uma linha divisória impressionante, formada exclusivamente pelo belíssimo contraste das cores das águas dos rios.

 

Além de curtir o lindo visual, você pode pedir ao barqueiro para colocar a mão na água. Sinta a diferença de temperatura: o rio Negro é mais quente, chegando a 27º C, e o Solimões, tem a média de 22º C.

  

Parque Nacional de Anavilhanas 

A apenas 100 km de Manaus, próximo ao município de Novo Airão, tem o incrível Parque Nacional de Anavilhanas, um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo. A região, riquíssima em biodiversidade, possui cerca de 400 ilhas e oferece aos visitantes praias maravilhosas e passeios para observação da fauna e flora.

 

Interação com botos cor-de-rosa
O passeio para conhecer os cor-de-rosa é especial. Aproveite para tocá-los no momento em que são alimentados: será, certamente, uma experiência inesquecível.

 

Passeios de barco
Percorra as trilhas fluviais com mata de igapó, vegetação característica da Amazônia, e deslumbre-se com a beleza desse ecossistema magnífico.

 

Praias
São diversas praias com areia fina e branquinha: Orla, Aracari, Bararoá, Camaleão, Sobrado e Tiririca e muito mais. Com exceção da praia da Orla, acessível por terra, todas as outras somente são acessíveis de barco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo