Destinos

Conheça as 5 maiores cidades de Rondônia

O estado de Rondônia fica localizado na região norte do Brasil, uma das áreas mais lindas do país. Este é um território coberto por muitas matas, rios, animais silvestres e marcos históricos, que, juntos, reúnem um cenário perfeito para quem curte ecoturismo e passeios que oferecem descobertas inesquecíveis.

Roraima possui mais de 237 mil quilômetros quadrados e faz parte do bioma da Amazônia. O território rondoniense é dividido em 52 municípios.

Todas as cidades do estado são donas de belezas naturais, que tiram o fôlego de todos os visitantes, afinal, são recheadas de florestas, cachoeiras, corredeiras, montes, praias de água-doce, aldeias indígenas, entre outros.

Portanto, Rondônia é realmente um dos estados mais lindos da região norte do Brasil. E, pensando em todas as belezas e curiosidades de Rondônia, criamos este artigo. Nele você vai conhecer as 5 maiores cidades de Rondônia. Confira:

1. Porto Velho

Porto Velho é a capital e faz parte da lista das maiores cidades de Rondônia. Ao visitar este município, o turista tem a oportunidade de conhecer novas culturas e costumes.

Este não é um dos destinos mais procurados do Brasil, no entanto é um dos lugares com os cenários mais fantásticos do país. Vale muito a pena desfrutar de Porto Velho em um passeio com amigos, familiares ou sozinho.

O programa mais procurado da cidade é o passeio pelo Rio Madeira, um dos rios mais importantes do Brasil. Além disso, lá foi onde surgiu a famosa estrada de ferro Madeira Mamoré, utilizada para escoar a borracha produzida na região no início do século XX.

Uma das grandes curiosidades de Porto Velho é o fuso horário. O estado de Roraima possui uma hora a menos em relação ao horário de Brasília. E no horário de verão os relógios são atrasados duas horas.

Essa é uma boa cidade para conhecer durante seus passeios de férias. Agende sua passagem e curta Porto Velho em Rondônia.

2. Ariquemes

Parque de Ariquemes, Rondônia.

O município de Ariquemes é a terceira maior cidade do estado de Rondônia e possui um dos maiores polos de educação superior da região.

Ariquemes foi fundada no ano de 1977, e o seu nome faz homenagem à tribo indígena já extinta Arikeme, povo que habitou originalmente na região. A língua oficial deles era o txapakura, pertencente ao tronco linguístico tupi. A cidade cresceu com base na migração de pessoas vindas do Rio Grande do Sul e Paraná.

O Parque Botânico é um ponto de visitação da cidade. Esse é o local ideal para realizar passeios com crianças pequenas, proporcionando mais contato com a natureza. O lugar possui uma lagoa onde é possível visualizar os peixes que ali habitam.

Há também na cidade o Museu Rondon, com muitos artigos de arte e história antiga. Ao visitar o estado de Rondônia, vale muito a pena dar uma passadinha na cidade de Ariquemes para conhecer o clima da região.

3. Cacoal

A cidade de Cacoal fica a cerca de 480 km da cidade de Porto Velho, e é uma das capitais nacionais mais importantes do café. E é uma das maiores cidades de Rondônia

O lugar é conhecido também pela beleza natural, com paisagens e ecoturismo para todos os gostos e públicos, afinal, Cacoal oferece aos visitantes passeios com esportes radicais, ou com opções mais sossegadas.

Por conta dos ventos vindos da Amazônia, a temperatura da cidade é predominante, ficando sempre em cerca de 26 °C, clima perfeito para cachoeiras e lagos, além disso, a cidade possui parques, aldeias indígenas, balneários e muito mais.

O Cacoal Selva Park é uma dos passeios turísticos da cidade. O lugar guarda muita diversão em um complexo de entretenimento e lazer nos brinquedos, como, por exemplo, tobogãs, escorregadores, boas ondas etc.

No parque, o visitante também tem a oportunidade de realizar trilhas internas monitoradas, de curtir o salão de jogos, sorveterias e outros serviços.

O Café Don Bento é outra atividade do município. Este é o lugar onde é produzido café de forma artesanal pela família Bento, no Sítio Rio Limão.

Cacoal guarda muita história, passeios e aventuras incríveis para você desfrutar com os amigos e familiares. Não perca a oportunidade de conhecer essa incrível cidade.

4. Ji-Paraná

Cidade Ji-Paraná, Rondônia.

A cidade de Ji-Paraná fica na região central do estado, por isso é conhecida como o Coração de Rondônia, além disso, existe a presença de uma ilha na confluência dos rios Machado e Urupá em formato que lembra um coração. O nome do município vem do tupi, e significa “grande rio dos machados”.

A natureza da região é uma boa opção de lazer, e no rio Machado e Urupá é possível realizar atividades de pesca, natação, esportes aquáticos, como, por exemplo, o remo. A mata fechada proporciona trilhas, onde a fauna e flora podem ser admiradas.

Ji-Paraná também possui quadras e piscinas nos clubes espalhados pelo município, além dos passeios em pontos turísticos da cidade, praças, parques ecológicos, e o museu das Comunicações, sendo referência na história de Rondônia.

A cidade também tem pontos para visitação, como a Casa do Papai Noel, o Teatro Dominguinhos, a Casa do Artesão e o Parque Ecológico Municipal, onde há a concentração da mata fechada com riacho, lagoas e conta, ainda, com espaços esportivos.

5. Vilhena

A cidade de Vilhena faz parte do estado de Rondônia, e fica localizada na entrada da Amazônia Ocidental, recebendo a denominação de “Portal da Amazônia Ocidental”.

Esse é um município reconhecido por ser uma das maiores cidades de Rondônia, além de possuir belezas naturais e uma grande infraestrutura para a recepção de turistas.

Vilhena foi povoada por imigrantes do sul e sudeste do país, à procura de novas áreas para melhorar a economia de suas famílias. Devido ao clima agradável, o lugar possibilita a presença de materiais vegetais, tornando-se um bom lugar para a instalação de serrarias.

E além das belezas naturais, a cidade chama a atenção do turista pela grande infraestrutura para recepção, com hotéis, restaurantes, aeroporto, rodoviária e comércio.

Gostou do conteúdo?
Acesse o nosso blog e confira mais sobre as cidades brasileiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo