Destinos

Praias da Bahia e seus encantos

Como diria o poeta “Você já foi à Bahia, nêga? Não? Então vá! Quem vai ao “bonfim”, minha nêga, nunca mais quer voltar”. Dorival Caymmi, compositor da música “Você já foi à Bahia?”, do trecho citado no início deste artigo, sabia muito bem do que estava falando, pois, viajando para um lugar com tamanha beleza e receptividade como a Bahia, realmente fica difícil querer sair, não é mesmo?

A Bahia já deixa seus encantos pelo caminho. Pois, a depender do trecho que você pegar, vai se deparar com a famosa Linha Verde, que é um trecho da BA-099, considerada uma das estradas mais bonitas do Brasil. Mas as belezas vão muito além, prepare-se para viajar em um artigo ensolarado e com muita alegria, assim como é na Bahia. Simbora?

Bahia de todos os encantos

Bahia de todos os santos, risos, encantos, gostos e quem mais quiser! Esse lugar encantador é onde se encontra uma culinária rica em temperos, muita cultura e terra de artistas como Raul Seixas, Pitty, Caetano Veloso e muitos outros.

Não é exagero quando falamos sobre as delícias da Bahia, que ganhou o posto de um dos lugares mais visitados do Brasil e isso não se deu atoa.

Basta uma visita ao elevador Lacerda, que até hoje transporta a população e integra a Cidade Baixa e a Cidade Alta. E já de frente você se depara com a Baía de Todos os Santos, que cai entre nós e tem uma vista abençoada!

Mas nesse artigo pediremos licença a tantos pontos turísticos, para falar sobre as praias mais incríveis da Bahia.

Um banho de maravilhas

Para aumentar ainda mais sua vontade de viajar à Bahia, saiba que é lá onde se encontra a maior região litorânea do país (é ou não é o paraíso?)

São cerca de 1.100 quilômetros de sol e água fresca e muitos cartões postais para colecionar na memória e em belas fotografias.

Mas como ainda não podemos viajar, ficamos aqui apenas sonhando em conhecer essas belas paisagens.

Começando por:

Praias de Trancoso

No território sul baiano, encontramos um pedacinho do paraíso chamado Trancoso, com suas belíssimas paisagens e refrescantes balneários.

Para quem ama um “click”, Trancoso é o cenário perfeito para as suas selfies, sendo um dos lugares mais fotogênicos da Bahia.

Chegando em Trancoso, você pode visitar a Praia do Rio da Barra, com sua famosa e gigantesca faixa de areia que disputa espaço com o mar de águas belíssimas.

Ou se preferir, pode visitar a Ponta de Itaquena, cercada por enormes trechos de mata preservada e mar de águas em tom esverdeado.

Já em Itapororoca, você vai encontrar faixas de areias que permite que os banhistas fiquem deitados relaxando sobre elas e suas piscinas naturais que acompanham um cenário perfeito!

COMO CHEGAR

Para viagens de ônibus, tem opções a partir de Arraial d’Ajuda, mas para chegar é preciso pegar um uber ou táxi (R $15), Uber (R7) ou ônibus comum até a balsa.
Para quem vai através de viagem aérea, o Aeroporto de Porto Seguro é o mais próximo de Trancoso.

Praias de Itacaré

Ah! A beleza da natureza e o sossego do barulho do mar, só de pensar nisso, já nos vem à Itacaré em mente, pois suas praias quase desertas chegam a lembrar cenas de praias paradisíacas iguais às dos filmes.

Itacaré também fica ao sul do litoral baiano e possui um charme todo seu! É claro que não poderíamos deixar de falar sobre a Prainha, um dos xodós dos turistas que vão até Itacaré.

Sendo um espetáculo à parte, com águas claras, areia branquinha e ondas que brincam de vai e vem, enfeitando esse cenário que possui faixas de areia e trechos de mata preservada.

COMO CHEGAR

O aeroporto mais próximo está em Ilhéus (IOS), que fica a 75 km da cidade.
Outra opção é o aeroporto Internacional de Salvador (SSA), que fica a 270 km de distância, sendo necessário pegar uma balsa saindo de Itaparica.
Se for uma viagem de ônibus, o melhor trajeto fica no Bom Despacho, na Ilha de Itaparica, com acesso a balsas.

Praias de MORERÉ

Duas coisas para te falar sobre esse destino: piscinas naturais e sossego. É disso que você gosta? Então esse destino é o que você busca.

Moreré é uma vila de pescadores que fica localizada em Boipeba, seu clima paradisíaco é o que atrai aqueles que não abrem mão de um contato mais tranquilo com a natureza

Cercado de muitas belezas, Moreré chama atenção por suas piscinas naturais, que são um verdadeiro ímã de turistas.

Além da tranquilidade do lugar, suas opções de restaurantes seguem uma linha mais rústica, com barracas super acolhedoras e charmosas.

COMO CHEGAR

Você pode ir através de voos de táxi aéreo, saindo do do aeroporto de Salvador, que vão até Pontal.
Ou através do aeroporto ou terminal marítimo, que passa pela Ilha de Itaparica e a cidade de Valença onde saem lanchas.
Outra opção é pegar o catamarã que sai do Morro de São Paulo.

Praias de TAIPU DE FORA

Nossa próxima parada está entre um dos mais belos pontos turísticos do Brasil, Taipu de Fora, é um pedacinho do Brasil abençoada por Deus e pela mãe natureza. Seus arrecifes e corais embelezam a Costa do Dendê, uma ótima opção para quem busca um lugar aconchegante e com piscinas naturais.

Uma curiosidade super legal sobre Taipu de Fora, é que para ter acesso às piscinas naturais de lá, você só precisa entrar no mar, isso mesmo! Não é necessário pegar barco ou lancha. O mar de águas cristalinas garante uma visão ilustre dos moradores aquáticos que vivem lá. Peixinhos coloridos e muitas outras atrações marinhas!

COMO CHEGAR

A melhor opção são os barcos e lanchas rápidas que estão o dia todo à disposição, saindo do Porto de Camamu, que fica há 194 km de Salvador e 136 km de Ilhéus.

A Bahia é sem dúvida encantadora! É impossível conhecer suas belezas e não se apaixonar, não é mesmo?
Depois desse banho de lugares fantásticos. Conta aí pra gente qual praia da Bahia mais te deixou com aquele gostinho de quero viajar??

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo