Destinos

Rota das emoções: Como aproveitar?

Para quem adora um clima ensolarado, praias, vento no rosto e se maravilhar com paisagens deslumbrantes, aconselhamos que assim que possível, embarcar no primeiro ônibus rumo a Rota das Emoções. Um dos melhores trajetos turísticos do Brasil. Seja com for sua viagem, já vá separando um lugarzinho no seu roteiro de viagem. Porque esse destino garante emoção em dose tripla.

Com mais de 500 km que atravessam 3 estados do nordeste, a Rota das Emoções passa pelo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA), a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba (PI) e o Parque Nacional de Jericoacoara (CE). O roteiro é conhecido por suas muitas opções, por isso, nesse artigo você vai embarcar em uma das viagens mais lindas do Brasil

Aventura e descanso em meio a natureza

E como diria Patativa do Assaré “A gente vê com certeza que a musga da natureza tem riqueza de incantá. Do campo até a floresta as aves se manifestam compondo a sagrada orquesta desta festa naturá”. A beleza do nordeste não poderia ser melhor descrita, não é mesmo?

Com cenários de arrancar suspiros, a região nordeste do país é o destino certo para quem ama desfrutar de tudo de bom que a natureza tem a oferecer. Com opções para todos os gostos e aeroportos e rodoviárias prontos para receber desde os mais aventureiros até os mais sossegados.

E para não perder a viagem, apresentamos a Rota das Emoções, que não ganhou esse nome até agora. São 3 áreas de proteção ambiental muito bem aproveitadas.

O roteiro turístico surgiu quando o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) desenvolveu um projeto que buscava incentivar o turismo na região do Maranhão, Piauí e Ceará.

E juntamente ao Ministério do Turismo, que por sua vez foi em busca de empresas que planejam roteiros de viagens e investiu na melhoria dos serviços e capacitação dos profissionais. Sendo uma parceria do SEBRAE, MINISTÉRIO PÚBLICO E AGÊNCIAS DE TURISMO.

A parceria deu muito certo! Pois, a Rota das Emoções vem atraindo cada vez mais turistas e apaixonados por suas riquezas naturais.

Temos algumas dicas!

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a Rota das Emoções, aposto que deve estar se perguntando “por onde começar?” “O que fazer para aproveitar tudo?”, por isso, separamos algumas dicas que vão desde o ônibus de viagem até qual melhor horário para visitar alguns roteiros turísticos!

VAMOS NESSA?

DICA 1: Compre a passagem com antecedência

O ideal é pesquisar bastante antes de comprar as passagens áreas ou passagens de ônibus. Para aproveitar a Rota das Emoções ao máximo, você vai precisar de alguns dias, pois trata-se de um roteiro longo. Você também vai precisar se planejar. E se puder, opte por contratar uma agência de turismo para te guiar (na próxima dica você vai entender o porquê)

DICA 2: Viajar com ou sem agência de turismo?

Seguindo o gancho da Dica 1, gostaríamos de falar que você pode aproveitar a Rota das Emoções por conta própria sem precisar contratar uma agência de turismo, mas é importante saber que em alguns trechos do roteiro da viagem não são permitidos carros particulares, é o caso do centrinho Jericoacoara e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Além de muitos ser necessário um veículo 4×4.

DICA 3: Organize seu roteiro de viagem

Você não precisa percorrer todo o trajeto, pode simplesmente selecionar os que mais quiser e aproveitar bastante, Uma dica legal é que as o preço das passagens são mais em conta para São Luís do que para Jericoacoara.

DICA 4: Escolhendo a melhor época do ano para viajar

O roteiro da viagem pode ser feito em qualquer época do ano, mas é sempre bom pesquisar qual a melhor data para desfrutar dessa emocionante aventura. E se você ama os dias ensolarados, recomendamos os meses de maio e setembro. Pois, é neste período, que as lagoas dos Lençóis Maranhenses estão muito cheias.

É hora de se Emocionar

Agora que você já pegou algumas dicas importantes, separamos alguns roteiros turísticos que você não pode deixar de visitar. É importante lembrar que a Rota dos Milagres possui muitas opções, portanto, quanto mais você pesquisar, melhor!

Não se tem um lugar certo ou errado para começar, muito menos uma quantidade de dias necessário, porém, quanto mais dias nesse paraíso melhor, né?

O mais importante é ter muita disposição, protetor solar e roupas fresquinhas. Porque por aqui sol é o que não falta.

Separe a água geladinha que nós vamos começar

Maranhão (Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses)
Uma ótima opção é aproveitar a viagem pelo Rio Preguiças e se apaixonar por um pôr do sol de arrepiar, até chegar a simpática Comunidade do Marcelino. Além disso, o Maranhão também tem um nascer do Sol BELÍSSIMO e para aqueles que não se importam em madrugar, está aí mais uma ótima opção para incluir no roteiro. E não podemos esquecer dos lençóis maranhenses, que é um espetáculo à parte. Com dunas de areia que chegam a ultrapassar 30 metros de altura e lagoas formadas pela água da chuva.

Piauí (Delta do Parnaíba)
Chegando ao Piauí nos deparamos com as fascinantes belezas da Ilha Grande, que para aqueles que não tem medo de altura, o Passeio Delta do Parnaíba e Revoada dos Guarás é uma opção e tanto! Mas para aqueles que preferem terra firme, indicamos um delicioso Passeio de Quadriciclo pelos Lençóis Piauienses que é tão lindo quanto! E para os aventureiros aquáticos, uma das opções são os passeios de barco nos mangues e igarapés que compõem a beleza do lugar.

Ceará (Parque Nacional de Jericoacoara )
Já no Ceará, você pode desfrutar das riquezas naturais que a Praia de Curimãs, Bitupitá e Pontal das Almas. Por aqui, praia é o que não falta! Além de uma rica culinária típica de encher os olhos (e o estômago). O roteiro ainda conta com emocionantes passeios de Buggy. Jericoacoara ou Jeri, como foi carinhosamente apelidada, é uma simpática vila de pescadores. Que oferece belas praias paradisíacas com águas cristalinas, pores do sol maravilhosos e para descansar depois de tantas belezas ainda tem as espreguiçadeiras que ficam no meio da água.

FORAM TANTAS EMOÇÕES!

Ufa, foi emocionante demais, ein? Com certeza, esse é um dos roteiros mais incríveis do Brasil, e se você ainda não foi, temos certeza que depois desse artigo ficou com um gostinho de “QUERO VIAJAR”, certo?

Daqui a pouquinho essa vontade vai se tornar realidade, por isso, estamos sempre por aqui para dar boas ideias e dicas de viagens incríveis!

Agora me diz : Qual foi a viagem mais emocionante da sua vida?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo