Destinos

Trilhas no Rio de Janeiro

Por enquanto, alguns viajantes não estão podendo visitar alguns roteiros, pelo menos aqueles que são mais movimentados e que, de certa forma, são mais aglomerados, entretanto esse artigo traz algumas opções muito legais de trilhas no Rio de Janeiro, muito mais tranquilas durante a pandemia.

Reserve fôlego para esse artigo, pois, se você ama aventuras e estar em contato com a natureza, nossa viagem será rumo ao Rio de Janeiro, mais precisamente sobre as trilhas. Vamos lá?

Dicas de segurança para quem vai fazer trilha

Antes de começar nossa aventura, é importante saber algumas coisinhas antes. Por mais que fazer trilhas pareça uma atividade tranquila, dependendo do grau de dificuldade da trilha é necessário se atentar a alguns detalhes.

Como já citado acima, os cuidados vão depender do tipo de trilha que você deseja fazer. Em todo os casos recomendamos a presença de um guia, que são profissionais preparados para prestar total suporte e evitar que incidentes graves aconteçam.

Fazer uma lista um dia antes da trilha é uma boa opção para que você não se esqueça de itens indispensáveis, como:

  • Calçados e roupas adequadas ✔️
  • Mochila própria para trilhas ✔️
  • Itens para se localizar: mapa, bússola e GPS ✔️
  • Água extra ✔️
  • Comida extra ✔️
  • Roupas extra ✔️
  • Itens de segurança: lanterna, apito, cobertor de emergência e isqueiro ✔️
  • Kit de primeiros socorros & higiene ✔️
  • Faca ou canivete ✔️
  • Protetor solar ✔️

Durante uma trilha, você não pode estar despreparado, muito pelo contrário, é importante saber que imprevistos acontecem e você precisa estar preparado para qualquer tipo de situação.

Outra dica importante é que, se possível, leve um celular extra. Nesse caso vale até aquele mais inferior que fica esquecido na gaveta.

Agora que estão todos seguros, vamos conhecer 4 trilhas muito legais no Rio de Janeiro.

4 trilhas para se fazer no Rio de Janeiro

Se você chegou até aqui, com certeza está ansioso para saber quais trilhas vamos citar neste artigo, então vamos deixar de muito papo e partir para o que interessa!

Pedra da Gávea

Uma das mais conhecidas (se não for a mais conhecida) trilhas do Rio de Janeiro. Um fato interessante sobre esse famoso cartão-postal da Cidade Maravilhosa é que a Pedra da Gávea possui cerca de 800 metros de altitude, sendo considerada o maior monólito do mundo, ou seja, um monumento geográfico de grande proporção (como uma montanha, por exemplo), que é constituído por uma única rocha ou pedra. A Pedra da Gávea recebeu esse nome por conta do seu formato que se assemelha às “gáveas” dos navios, espaços usados para realizar observações durante as expedições.

Para quem ama aventura, as trilhas para Pedra da Gávea são perfeitas! Com caminhos cercados pela beleza única da Mata Atlântica, a trilha tem início no Parque Nacional da Tijuca, com um percurso de pouco mais de 1,5 km, sendo considerada uma trilha com dificuldade moderada. Mas uma coisa é certa: todo esforço valerá a pena quando você estiver contemplando a cidade maravilhosa do alto da Pedra da Gávea.

Pedra do Telégrafo

Mais uma trilha famosa do Rio de Janeiro. Localizada no parque Estadual da Pedra Branca, uma das atrações mais legais é a Pedra do Telégrafo. As fotos a seguir conseguem atiçar muito bem a curiosidade dos trilheiros por esse destino.

A Pedra do Telégrafo foi batizada assim por moradores locais, pois, antigamente, o local servia como uma estação de monitoramento militar que atuava desde o período da Segunda Guerra Mundial e realizava sua comunicação via rádio. Para chegar até esse incrível ponto turístico, antes você vai passar pela Pedra do Abismo, que levará à Estrada da Barra de Guaratiba, no meio da Praia Grande, em Barra de Guaratiba.

Ainda existe a possibilidade de ir de ônibus e pegar a linha que passa pelo Campo Grande e leva à Barra de Guaratiba. Outra opção é ir de BRT da Barra da Tijuca, mas será necessário pegar outro ônibus para chegar até a Barra de Guaratiba.

Parque da Catacumba (Mirante do Sacopã)

O nome pode dar medo, mas pode ficar tranquilo porque se tem uma coisa que essa trilha tem são obras de Deus! A natureza cerca o caminho e encanta a todos que passeiam pelo local. Mas então de onde vem esse nome? Conta a lenda que, nas encostas da redondeza, era onde os indígenas da região enterravam seus mortos, daí vem o nome. Mas a verdade é que a única coisa que faz medo no Parque da Catacumba é de você se apaixonar e não querer voltar mais para casa. Localizado na região Sul do Rio de Janeiro, esse destino atrai aventureiros de toda parte.

A trilha do Sacopã e a do Mirante do Urubu são perfeitas para trilheiros iniciantes, sabendo que o caminho tem um pouco de subida, o que exige um certo preparo físico, mas vale a pena, porque ambas as trilhas terão vista para a Lagoa Rodrigo de Freitas, Jardim Botânico, Morro Dois Irmãos e muitas outras belezas.

Trilha da Pedra Bonita

A natureza sem dúvidas caprichou bastante na Trilha da Pedra Bonita, por isso prepare o coração, pois essa aventura vai te deixar apaixonado por cada pedacinho de caminho que você avistar pela frente.

A trilha da Pedra Bonita começa na Estrada da Pedra Bonita. Você vai precisar ir até a orla de São Conrado e vai seguindo o caminho sinalizado até encontrar a placa que indica o início do trajeto rumo a trilha da Pedra Bonita. Ainda no local, existe um dos atrativos mais legais do Rio de Janeiro, o voo livre que permite aos corajosos uma visão panorâmica da Cidade Maravilhosa!

Um passeio perfeito para iniciantes em trilhas, pois é um trajeto considerado fácil e que dura cerca de 30 minutos, mas que não deixa a desejar no quesito belezas naturais.

Caramba! Quanta opção incrível para se aventurar, aproveitar a natureza e não estar aglomerado, hein?!
Ainda não podemos comprar passagens aéreas e voar por aí em direção aos lugares mais incríveis do Brasil, mas planejar nunca é demais, né?

Então manda esse artigo para um amigo aventureiro e divirtam-se planejando a próxima viagem de vocês.

Ah! Se quiser passagens com preços incriveis, visita nosso site: https://www.eumais.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo