Destinos

Um paraíso chamado Jalapão: dicas para a sua primeira viagem

Região do cerrado brasileiro conhecida como “deserto das águas”, o Jalapão é um destino dos sonhos para amantes do ecoturismo. Em suas paisagens deslumbrantes, dunas douradas e alaranjadas, formações rochosas únicas, chapadões e serras dividem espaço com uma vasta vegetação nativa, um dos maiores rios de água potável do mundo, cachoeiras e fervedouros – verdadeiros oásis que refrescam e apaixonam.

O acesso à região, com área total de 34 mil km², exige veículos apropriados e guias experientes, mas pode acreditar: as belezas do Jalapão, ainda desconhecidas por grande parte dos turistas, valem, e muito, a sua visita.

Confira algumas das principais atrações

Dunas do Jalapão

Parada obrigatória para quem percorre a região, as dunas do Jalapão oferecem aos viajantes um cenário espetacular e perfeito para apreciação do pôr do sol. Do alto das dunas é possível curtir o visual estonteante da Serra do Espírito Santo, a vegetação do cerrado e alguns dos lagos que circundam a região. Prepare o celular ou a máquina fotográfica, este é um visual que, certamente, merece diversos cliques.

Cachoeira do Formiga

Uma piscina natural incrível, com águas tranquilas em uma tonalidade verde belíssima. Aproveite para relaxar: a suavidade da queda d’água é uma delícia e, aqueles que quiserem, podem sentar-se nas pedras para receber a massagem da corredeira.

Prainha do Rio Novo

Um dos melhores pontos para mergulho, o Rio Novo tem diversos bancos de areia em sua margem, mas é o local conhecido como “prainha” que conquista a todos. A formação de uma piscina natural translúcida, rodeada pela mata virgem, cria um ambiente tranquilo e perfeito para banhos. A faixa de areia fininha, e a sombra criada pela vegetação, é um convite para descansar e curtir a água fresca.

Fervedouros

“Flutuar” em um fervedouro é uma experiência única e, no Jalapão, há diversos deles para você curtir. A região é abundante em piscinas naturais formadas a partir de nascentes de rios subterrâneos. São mais de 100 fervedouros catalogados e 20 abertos para visitação. Dentre os mais visitados, temos o Fervedouro Bela Vista, que é imperdível, o Fervedouro do Ceiça e o Fervedouro dos Buritis. O grande diferencial para os banhistas, está na pressão exercida pela água, que impede que você afunde. É, realmente, encantador!

Como chegar ao Jalapão

O Jalapão fica a 300 km de Palmas, capital do Tocantins, e sua área mais turística situa-se nos municípios de Ponte Alta, Novo Acordo, Mateiros e São Félix. Não há aeroporto em Jalapão. A principal via de acesso, a partir de Palmas, é a TO-030 até Santa Tereza do Tocantins, e depois a TO-130 até Ponte Alta. Devido às estradas com pista de terra e areia, é altamente recomendado que você utilize um veículo com tração 4×4. Em Palmas, há diversos guias de turismo que oferecem roteiros no Jalapão, com transporte e guias incluídos. 

 

Melhor época para ir

Como a temperatura média anual é de 30°, perfeita para aproveitar os rios, lagos, cachoeiras e fervedouros, há turistas em qualquer época do ano. De maio a setembro é o período da seca, com baixa umidade, menos chuvas e mais verde na vegetação. De outubro a abril, período da chuva, os pontos turísticos são mais vazios, mas as condições das estradas podem ser um pouco mais desafiadoras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo