Destinos

Belezas e curiosidades do Vale da Lua na Chapada dos Veadeiros

O Vale da Lua faz parte do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, mas fica localizado na Serra da Boa Vista (Conjunto de serras no Triângulo Mineiro), mais especificamente no município de Alto Paraíso de Goiás, na entrada para o vilarejo de São Jorge.
Entre cânions, trilhas e cachoeiras, o Vale da Lua é internacionalmente conhecido pelas incríveis formações rochosas e pelos cristais de mais de 1 bilhão de anos. Uma extraordinária paisagem geológica.
Por ser um ambiente minucioso, nem todas as atrações naturais do Vale podem ser visitadas e, na maioria das vezes, a melhor opção é conhecer o local acompanhado por um guia.

Além de toda a beleza natural, o Vale da Lua é considerado esotérico e energético, e algumas pessoas que vivem e visitam o lugar afirmam já terem visto OVNIs.

Geografia do Vale da Lua

As formações de rochas sedimentares do local foram esculpidas pelas águas do Rio São Miguel há milhões de anos, e o cenário é todo composto por tons de cinza das pedras e pela formação de pequenas crateras, que lembram bastante a Lua. Daí que vem o nome Vale da Lua.

Vale da Lua, com uma trilha tortuosa de pedras
Vale da Lua, com uma trilha tortuosa de pedras

O local é cercado pelo verde das matas e pela água cor de esmeralda. Para explorar o lugar, o visitante precisa fazer uma caminhada de cerca de 600 metros da entrada, no Vilarejo de São Jorge, até o Vale da Lua.

Nesta trilha, o explorador vai poder admirar as belezas das piscinas naturais, poços e grutas do local. As piscinas naturais foram esculpidas pela própria água, no meio das rochas.

Gastronomia e hospedagem no Vale da Lua

Até chegar no Vale da Lua, o turista vai poder se deleitar com as muitas opções gastronômicas que vão surgindo durante o caminho.

Pamonharia Vó Belmira

Na beira da estrada, os visitantes vão encontrar o restaurante Pamonharia Vó Belmira. Como o nome já sugere, o local serve pamonhas salgadas e empadão goiano. Vale muito dar essa paradinha antes de chegar no Vale.

Shanti Pousada

No restaurante Shanti Pousada, você irá encontrar comidas orgânicas e vegetarianas.
Um dos pratos mais aclamados do local é a banana-da-terra ao molho de tahine e sementes de abóbora.

Feira do Produtor Rural de Alto Paraíso. Reprodução: Google Maps
Feira do Produtor Rural de Alto Paraíso. Reprodução: Google Maps

Feira do Produtor Rural de Alto Paraíso

Sempre nas tardes de domingo, a Feira do Produtor Rural de Alto Paraíso entrega muitos sabores, com variedades de queijos, chocolates artesanais, além de cosméticos naturais.

Hotel Baguá Bangalôs. Reprodução: Google Maps.
Hotel Baguá Bangalôs. Reprodução: Google Maps.

Baguá Bangalôs

O Baguá Bangalôs é uma das melhores opções de hospedagem para quem vai visitar o Vale da Lua. O hotel fica entre o Alto Paraíso, especificamente na Vila de São Jorge.

A arquitetura do local é bem planejada, com uma piscina projetada para se integrar ao local e jacuzzi ao ar livre.

Como chegar ao Vale da Lua

Uma das melhores rotas para chegar ao Vale da Lua é desembarcar no aeroporto de Brasília e seguir de carro ou ônibus para a cidade de Alto do Paraíso. Após chegar lá, o turista vai seguir pela estrada em direção ao vilarejo de São Jorge.

No Vale da Lua, o visitante precisa assinar um termo de responsabilidade e pagar uma taxa ambiental de visitação de R$ 20,00. O valor já inclui o estacionamento. O turista também vai encontrar pontos de apoio básicos, como: banheiros e lanchonete.

Curtiu saber um pouco sobre esse lugar mundialmente admirado? Agende sua viagem e conheça de pertinho o Vale da Lua. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo