Destinos

Conheça a cidade de Santos, em São Paulo

A cidade de Santos foi inaugurada em 1892, quando a Companhia das Docas de Santos entregou 260 metros de terra do cais do Valongo. O porto teve um aumento econômico significativo na época.

Desde então, o maior porto da América Latina fica localizado na cidade, com cerca de 13 quilômetros de extensão, sendo roteiro de um quarto de todas as cargas a passar pelo Brasil, e a maior fonte econômica do município.

Santos é conhecida por ser uma das cidades da região metropolitana da baixada santista mais importante economicamente e é uma das mais ricas do país.

A cidade de Santos fica localizada a 72 quilômetros da capital São Paulo.

O turismo e os serviços de pesca são as outras atividades econômicas mais movimentadas da cidade.

Conforme os índices de IDM e da ONU, o local está em 5° lugar no ranking de qualidade de vida dos municípios brasileiros.

Segundo o ranking BCI-100, desenvolvido pela Delta Economics & Finance Santos, a cidade de Santos está em primeiro lugar, para a mesma categoria.

Pensando em todas as atividades do local, criamos um roteiro para fazer quando for conhecer a cidade de Santos, confira:

Praia de Santos, Santos - SP

Turismo de Santos

A cidade de Santos possui atrativos para todos os gostos, a localização da cidade permite que o visitante tenha contato com a praia, história, cultura, aventuras, entre tantas outras atrações ligadas a natureza.

Anualmente, o local recebe no verão cerca de 2,2 milhões de turistas. São sete quilômetros de praias e 13 quilômetros de cais.

A cidade também conta com um centro histórico, com passeio de bondinho, marca registrada da cidade.

No centro, o visitante tem acesso a vários pontos turísticos, como alguns imóveis do século 20, no período da economia vinda do café. Além do Santuário do Valongo, Catedral, Monte Serrat, Estação Ferroviária do Valongo e o Museu Pelé e o Engenho dos Erasmos.

Santos conta com o aquário municipal, um orquidário e um jardim botânico. Esses lugares preservam a biodiversidade da cidade.

O Memorial das Conquistas, no bairro de Vila Belmiro, conta a história do time do Santos, que fez a Cidade se tornar conhecida mundialmente.

Santos tem 85% da sua área em porção continental, tornando o território preservado. Esta é a combinação perfeita para lindas paisagens, cheias de verdes, cachoeiras e rios com águas cristalinas, muitas aves e outros animais silvestres.
O local é repleto de ruínas históricas, que podem ser visitadas em passeios monitorados.

O Blue Med Convention Center é um espaço que fica próximo de feiras e exposições. No local, os visitantes vão encontrar 9 mil metros quadrados no térreo, com salas para show e convenções com capacidade para até 3.200 pessoas.
O espaço é considerado um dos mais importantes para o turismo na região.

Prática do surf, em praias da cidade de Santos - SP

Relação do esporte na cidade

Na década de 50, Santos foi considerada uma das cidades mais esportivas do Brasil, o título foi concedido pelo jornal O Globo.

Nos anos 50, a prática de esportes náuticos foi responsável por tornar a cidade precursora no país na produção de competições nacionais e internacionais de surf.

Os atletas mais conhecidos da cidade no surf são: Osmar Gonçalves, Juá Hafers, Thomas e Margot Rittscher. Eles são responsáveis pela primeira prancha produzida no Brasil, além das primeiras pessoas a praticar o esporte no país.
Desde então, o local é conhecido como berço do surfe.

A cidade de Santos tem a primeira escola pública de surf brasileira.

No futebol, a cidade tem o tão famoso Santos Futebol Clube, time que conquistou importantes títulos esportivos, elevando o nome da cidade para o mundo.

Santos é a cidade natal de alguns medalhistas mundiais:
Judô – Rogério Sampaio e Danielle Zangrando.
Natação – Ana Marcela Cunha.
Medalhista de ouro nos jogos paralímpicos – Beth Gomes.

O município conta com centros esportivos públicos e privados, piscinas olímpicas, campos de futebol, pistas de atletismo, estádios de futebol, ginásios poliesportivos, ginásio de ginástica artística, quadras simples e poliesportivas e a orla da praia, que funciona como uma academia ao ar livre.

 

A cidade é conhecida pela música da banda Charlie Brown Júnior, que originou – se em Santos, pelos esportes e pela diversidade natural da cidade, abrindo um leque de opções diferentes de turismo.

E aí, curtiu saber um pouco mais sobre a Cidade de Santos?
Acesse o blog, e descubra outras cidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo