Destinos

Visite São Luiz do Paraitinga, em São Paulo.

Em 1769, foi feito o primeiro registro de moradores da região onde atualmente fica a cidade de São Luiz do Paraitinga. Naquela época, o local foi ocupado por bandeirantes vindos de Taubaté, Mogi das Cruzes e Guaratinguetá.

No ano de 1773, o local foi declarado vila, e em 1857 tornou- se cidade.

Esta é uma cidade pequena em números de habitantes, com pouco mais de 10 mil pessoas, mas é gigante em turismo. O município é uma das principais cidades da rota para visita no interior do estado de São Paulo.

Confira a seguir algumas dicas para visitar a cidade de São Luiz do Paraitinga.

Turismo de São Luiz do Paraitinga

A calma cidade de São Luiz do Paraitinga é o local perfeito para o visitante apreciar em uma só viagem atrações culturais, históricas e naturais.

No local o turista irá encontrar cachoeiras, mirantes, trilhas, rios de água cristalina, o lugar perfeito para quem curte praticar ecoturismo.

A hotelaria da cidade é recheada de boas opções de hospedagem, com bons hotéis, pousadas e restaurantes com gastronomia serrana.

No carnaval, a cidade é referência nacional em blocos de marchinhas, as casas e prédios com arquitetura colonial e do século XIX são conservados, utilizados para as festas religiosas da cidade, como a festa do Divino.

Confira alguns desse lugares:

Centro Histórico

O centro histórico é uma região da cidade tombada pelo Iphan. O local é formado por ruas estreitas, edifícios coloniais, capelas antigas, algumas fontes e coretos.

Na região se encontram as heranças deixadas pelos barões do café que ocuparam e prosperaram na cidade entre os séculos XVIII e XIX, além do Mercado Municipal, e das igrejas, Matriz de São Luiz de Toloza e Nossa Senhora do Rosário.

Mirante da Torre

No Mirante da Torre, o turista irá desfrutar de uma linda paisagem panorâmica da cidade de São Luiz do Paraitinga.

O melhor horário do dia para visitar o mirante é ao amanhecer e ao pôr do sol, quando o sol aparece em linha horizontal, entre as montanhas.

O caminho até o Mirante fica na região do Alto do Cruzeiro, entre ruelas estreitas e pistas de pedras.

Trilha das 7 Cachoeiras

A Trilha das 7 Cachoeiras tem um trajeto de 7 km de extensão e pode durar até 5 horas.

A saída do passeio ocorre na Pousada Refúgio das Sete Cachoeiras, levando até um mirante natural a mais de 1.450 metros de altitude, dando visibilidade a parte do Vale do Paraíba.

O passeio passa por 7 cachoeiras e várias piscinas naturais.

Ruas da cidade de São Luiz do ParaitingaSaiba a melhor época para visitar São Luiz do Paraitinga

O clima nesta cidade muda durante todo o ano, e isso influencia nas coisas para fazer durante uma visita a São Luiz do Paraitinga.

Entre os meses de maio e outubro é o melhor período do ano para fazer trilhas no Parque Estadual da Serra do Mar. Este é o momento que chove menos na cidade.

Durante o verão a cidade fica bem movimentada, período que mais chove na cidade.

No carnaval, São Luiz do Paraitinga fica com as ruas e pousadas lotadas.

Por ser inverno, nos meses de junho, julho e agosto as temperaturas ficam baixas. Influenciando a um clima aconchegante, favorecendo um turismo mais romântico.

 

Cachoeira e piscina natural na cidade de São Luiz do Paraitinga

Onde fica a cidade de São Luiz do Paraitinga

A cidade fica localizada no interior do estado de São Paulo, entre o Parque Nacional da Serra da Bocaina e a Serra do Mar, e a 174 km da capital, São Paulo.

São Luiz do Paraitinga fica a 700 metros de altitude na região do Vale do Paraíba, além de estar a cerca de 50 km de Ubatuba, 80 km de Cunha e a 125 km de Paraty (RJ).

 

Para todas as épocas do ano, São Luiz do Paraitinga possui opções de passeios, para todos os tipos de turismo.

E aí, se animou para conhecer esse lugar incrível? Comece já a planejar e se prepare para conhecer São Luís do Paraitinga!

Gostou do conteúdo?

Acesse o blog da EU + e descubra outros lugares para conhecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo