Dicas

13 de junho- Dia do Turista – Importância do turismo para a economia e preservação dos lugares

Nesse Dia do Turista, queremos falar desta que além de ser uma atividade econômica fundamental, por gerar emprego e renda para diversas famílias, ainda fortalece empreendedores locais e valoriza a cultura e as tradições de cada região.

Mas o que talvez nem todos saibam é que além de todos esses fatores, o setor do turismo ainda pode auxiliar na preservação desses lugares.

Para isso, é muito importante valorizar organizações que atuem de forma social e ambientalmente correta, pois sabemos que infelizmente não faltam exemplos de ações que causam danos à natureza, não é mesmo?

Além disso, também podemos ajudar fazendo a nossa parte, evitando atrações turísticas que exploram animais, economizando recursos naturais e, claro, cuidando do nosso próprio lixo.

Dito isso, queremos comemorar essa data que é destinada a homenagear você, que assim como nós ama viajar e conhecer diferentes lugares e, de quebra, gerar ainda mais receita para o nosso país além de, claro, apoiar a preservação de nossas riquezas naturais. Vamos lá?!

Crianças em família viajam pela natureza, levantam os braços e ficam de pé

A importância do turismo na economia

Como já mencionamos, o turismo tem uma importância enorme em nosso país, pois, além de gerar emprego e renda, ele estimula a economia, criando impostos, que são revertidos em saúde, educação e obras.

Logo, ele pode ser uma poderosa motivação para o desenvolvimento econômico, social e cultural, porém é necessário que seja bem planejado e conte com ações efetivas de preservação local.

Cada vez mais temos visto uma nova geração que viaja pelo mundo em busca de novas experiências e conhecimento.

As pessoas não viajam em busca de apenas um atrativo, o destino deve ser estruturado para atrair o visitante como um todo e para que ele possa usufruir da cultura e identidade daquela região.

A indústria do turismo inclui diversos serviços, como transporte, hotelaria e alimentação. Além disso, o setor movimenta indiretamente outras áreas, como o comércio formal e informal e diversas atividades dos arredores locais.

Vale lembrar que estas atividades também auxiliam na valorização das particularidades locais como os atrativos culturais, naturais e sociais.

Cachoeira de Itiquira, município de Formosa, estado de Goiás, BrasilConheça o impacto positivo que o turismo pode causar

Antes de mais nada, é preciso dizer que apesar dos vários exemplos de locais que sofrem por falta de preservação, existe também um outro lado, mais sustentável e que promove impactos bastante positivos para as comunidades locais e o meio ambiente.

O turismo pode propiciar mais investimentos estatais para projetos de conservação ambiental e dar destaque às necessidades dos moradores.

Desta forma, deve visar a valorização dos recursos naturais, a conscientização tanto da população nativa quanto dos visitantes e o compromisso com a preservação.

O ecoturismo contribui para o desenvolvimento regional sem agredir o ambiente e fortalece as economias e culturas locais.

Alguns dos principais exemplos dessa prática no Brasil são: Fernando de Noronha (PE), Chapada Diamantina (BA), Aparados da Serra (SC), Nobres (MT), Chapada dos Veadeiros (GO), entre outros.

O turismo ecológico é extremamente importante, pois é o tipo de viagem que permite ao turista conhecer e explorar a natureza de uma forma consciente, sempre respeitando e preservando o meio ambiente.

Por fim, vale ressaltar que hoje em dia, o ecoturismo não só se tornou extremamente popular no Brasil como é o segmento turístico que mais cresce, e isso se deve graças às inúmeras variedades de paisagens naturais que existem em nosso país.

Agora, que tal aproveitar esse Dia do Turista desbravando esse nosso território tão rico em belezas naturais? Clique aqui e escolha o melhor destino para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo