Dicas

Será que vale a pena contratar um guia turístico?

Num país repleto de destinos turísticos como o nosso, não é difícil encontrar diferentes perfis de visitantes.

São tantas praias, cachoeiras, serras, cidades históricas e grandes centros culturais. Seja pra onde for, ter um guia turístico sem dúvida agrega muito na experiência do viajante.

Geralmente muito bem humorados, os guias turísticos vão contando histórias, lendas e curiosidades do lugar ao longo dos trajetos, envolvendo todos os turistas do início ao fim da viagem.

Esses profissionais sabem tudo sobre aquela cidade e proporcionam um olhar diferente sobre o local. Coisa que, com certeza, não teremos dando apenas um Google.

Logo, cabe ao guia turístico enriquecer a experiência da viagem, atuando como anfitrião indispensável ao sucesso da experiência que o viajante terá tanto com as pessoas como com o local visitado.

Além disso, ele auxilia na comunicação, na divulgação de informações relevantes e conhecimentos, na criação de um ambiente agradável e, claro, esse profissional oferece mais segurança ao viajante.

Para homenagear esses profissionais que, além de contribuírem para uma experiência incrível em qualquer viagem, também ajudam a girar a economia do país, vamos trazer algumas curiosidades e, claro, mostrar as melhores cidades para se conhecer com um guia turístico.

Afinal, em que tipo de viagem devo contratar um guia turístico?

Antes de mais nada, é preciso dizer que é bem comum se pensar que um guia turístico só será útil em viagens internacionais, mas isto com certeza não é verdade.

Contar com a ajuda de um profissional é importante e útil inclusive nos destinos nacionais.

Afinal, como já mencionamos acima, estes especialistas em turismo conhecem a fundo cada destino e trazem ao viajante um ponto de vista diferente e muito mais rico para a viagem.

Explore os destinos com mais confiança

Dependendo da região do Brasil que você está pensando em conhecer, o guia turístico será muito importante.

Isso porque alguns dos destinos preferidos por aqui carregam construções que fazem parte da história do país.

Portanto, optar pela ajuda do guia pode ser uma excelente opção para aprender ainda mais sobre a origem do nosso país e se surpreender com as antiguidades que se preservam intactas em meio à atualidade.

Também não podemos esquecer que esses profissionais ajudam a diminuir os riscos de imprevistos e acidentes já que eles sabem de cor os pontos a serem visitados ou evitados em uma cidade.

Quais as melhores cidades para se visitar com guia de turismo?

Como sabemos bem, o Brasil é um país rico em paisagens paradisíacas e diversidade cultural e gastronômica que proporciona uma magia inigualável.

Vamos deixar algumas opções de destino que você precisar visitar! Essas cidades possuem guias regulamentados e treinados para auxiliar. São elas:

São Paulo

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP).A cidade é composta por arranha-céus com belas vistas para apreciar, inúmeros museus, vários parques e espaços verdes, o maior zoológico do Brasil e um dos maiores aquários da América Latina.

Estas são só algumas das atrações que esta cidade tem para oferecer, sendo o destino ideal para os que gostam de férias em locais urbanos.

Uma coisa que poucas pessoas sabem, mas que pode ser uma atividade bem diferente e interessante a se fazer quando for a São Paulo, é uma visita guiada na cripta da catedral da Sé.

Em uma das igrejas mais bonitas de São Paulo com seu estilo neogótico que destoa da maioria das igrejas brasileiras, a cripta é uma espécie de capela subterrânea onde são guardados os restos mortais dos arcebispos, bispos e personagens históricos.

Florianópolis

Imagem aérea com drone à beira-mar ao pôr do sol em Florianópolis Santa Catarina, com a roda gigante.Uma cidade encantadora, com praias consideradas as mais bonitas de todo o Brasil. São mais de 40 praias, onde a maioria delas só se tem acesso a pé.

Está situada na parte sul do Brasil e tem uma mistura de cidade moderna com cidade antiga, dos tempos coloniais.

Para aqueles que gostam um pouco dos dois mundos, agitação e tranquilidade, esta cidade é o destino ideal. Sem falar, é claro, do seu povo super receptivo e acolhedor.

Manaus

Vista aérea da cidade de ManausEm alguns dias em Manaus, você irá descobrir os encantos da cidade que oferece passeios na mata ou imersão completa na floresta, com direito a hotel na selva, observação de animais e muita comida boa e diferente de tudo que você já provou.

É o lugar perfeito para quem gosta de natureza, aventura e sossego. A região é super bem estruturada para o turismo e oferece ótimos guias para te ajudar a explorar o melhor que esse lugar pode oferecer.

Como contratar um guia de turismo?

Desde já, é importante lembrar que a profissão de guia de turismo é regulamentada pela Lei 8.623/93 e obriga que o profissional, no exercício da profissão, seja qualificado e registrado no CADASTUR do Ministério do Turismo.

Normalmente os guias de turismo trabalham como autônomos associados a alguma organização de guias da região onde atuam.

Logo, nesses casos os valores cobrados pelos guias são tabelados e a contratação do profissional é feita diretamente na sede da organização.

Também existem muitos sites onde é possível reservar guias turísticos locais.

Agora que você já sabe a importância desse profissional e como ele pode agregar na sua viagem, acesse nosso blog e conheça dicas para seu próximo destino que você deseja conhecer.

Ah, e não se esqueça de contratar o seu guia turístico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo