Estilo de vida

Como a viagem escolar pode contribuir no aprendizado do seu filho?

A viagem escolar é um tipo de metodologia de ensino leve e divertida que propicia melhor assimilação por parte do estudante. Assim, ela é pensada com esta missão de entregar um ensino mais prático e com experiências imersivas, tanto no contexto das disciplinas como no convívio social.

Cada viagem em grupo é transformadora, uma experiência rica e singular na vida escolar. Pense em uma aula de História em que o professor fala do período colonial do Brasil: se o aluno estiver em uma fazenda com uma memória viva dessa parte da história, a imaginação o levará a uma viagem no tempo.

Durante a estada nesses lugares pode ser adaptado um conteúdo programático para enriquecer o aprendizado. O contato com a natureza, com a água, os animais e as plantações, ou ainda, a arquitetura do lugar, seus monumentos e sua história. Isso tudo é conhecimento além da teoria.

A alegria proporcionada por uma excursão ou viagem

Como a vivência de uma viagem escolar impacta positivamente o estudante?

Do ponto de vista pedagógico, o espaço de aprendizagem vai além da escola. Propor atividades que aconteçam além de seus limites físicos é muito valioso e propicia um conhecimento mais abrangente.

Excursões a zoológicos, passeios a praças e parques, visitas a fábricas, museus, pinacotecas, viagens a cidades históricas e fazendas. São inúmeras possibilidades para realizar a programação do currículo escolar.

Os impactos positivos desenvolvem habilidades no convívio social e no aspecto acadêmico: empatia, observação, respeito, quebra de preconceitos, visão mais concreta e reflexiva do mundo ao redor.

Turismo pedagógico promove o senso crítico

O conteúdo dos livros é essencial para o ensino. Suas teorias como forma de gerar conhecimento foram consagradas ao longo do tempo, mas podem ser aprofundadas ou até questionadas em uma viagem escolar.

Quando o aluno vai a campo ele se torna um pesquisador e o aprendizado ganha vida, se torna algo surpreendente por confirmar ou confrontar o que está na teoria.

Uma experiência assim ajuda a entender a construção do conhecimento, a desenvolver suas interpretações e a conquistar um senso crítico mais reflexivo.

Aguçar a curiosidade na prática é estimulante e contribui ao engajamento dos estudantes nas disciplinas. Viagens pedagógicas e educacionais ajudam a sair da rotina e promovem a participação espontânea de cada aluno nas atividades.

São experiências inesquecíveis que vão impactar positivamente a aprendizagem.

Você percebe com o turismo pedagógico enriquece o aprendizado?

O engajamento proporcionado por uma viagem escolar reforça os assuntos da sala de aula. Isso torna esse tipo de turismo uma ferramenta fundamental para as instituições de ensino no que diz respeito à aprendizagem, à sociabilidade e à curiosidade e imaginação da criança.

Aproveite as oportunidades! Lembre-se que nas viagens familiares também é possível realizar passeios culturais para seus filhos. Acompanhe sugestões de passeios e destinos no Blog Eu+. Veja mais matérias aqui.

A alegria proporcionada por uma excursão ou viagem.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo