Estilo de vida

Dicas para viajar com o seu pet

Os animais de estimação fazem parte da família, por isso é comum que tutores de cães e gatos queiram levar seus pets a passeios e viagens.

Muitos hotéis e restaurantes já adaptaram seus ambientes para receber esses ilustres visitantes, são os famosos pet friendly. Além disso, meios de transportes também já procuram adotar normas de conforto e segurança para realizar viagens com os animais.

Pensando neste mundo, vamos lhe dar algumas dicas de como viajar com o seu melhor amigo.

Regras para transportar os animais em ônibus

Algumas empresas de ônibus de viagens permitem que os animais sejam levados com o dono. As regras podem variar, há aquelas que apontam que o pet deve ter até 5 quilos, outras no máximo 10 quilos, mas, em geral, todas concordam que o animal deve ser de pequeno porte. Além disso, as aves e animais silvestres precisam ter autorização especial do Ibama para viajar.

O recomendado é fazer o planejamento da viagem com antecedência e verificar se a empresa de ônibus disponibiliza esse tipo de transporte.

Alguns documentos costumam ser exigidos para esse tipo de embarque, eles são:

  1. Carteira de vacinação: deve estar em dia, carimbada e assinada por um médico veterinário, com comprovação da realização da vacina antirrábica, com o nome do laboratório produtor, o tipo da vacina e o número da ampola. A vacina precisa ter sido aplicada há mais de 30 dias e menos de 1 ano do embarque.
  2. Atestado de saúde animal: fornecido pelo veterinário, com validade de 10 dias contados a partir da data de emissão.

Dica: você pode solicitar ao médico veterinário a prescrição de alguma medicação contra enjoos, caso o pet fique enjoado durante a viagem.

Viagens de carro com pets

Viajar com o pet de carro é mais fácil e divertido, mas existem algumas regras e leis de trânsito que devem ser seguidas, para manter a segurança dos tutores, dos animais e das outros carros da via.

Cachorro em porta-malas de carro

Não é permitido que o animal siga viagem nas pernas, ou ao lado esquerdo do condutor. O cachorro ou gato, também não podem ficar soltos dentro do veículo.
Para evitar este problema, são comercializadas cadeirinhas com cinto de segurança, parecidas com as de criança, ou podem ser utilizadas caixas de transporte específicas para pets.

Para o tutor não ter sustos desconfortáveis com sujeiras durante a viagem, a dica é pôr na caixa de transporte um tapete higiênico. Esse produto tem o objetivo de sugar o líquido, assim como uma fralda. Lembre-se de levar saquinhos para recolher e jogar fora as fezes do animal.

Para distrair o pet durante o trajeto, você pode levar os brinquedos que ele mais gosta, como mordedores.

Hotéis e restaurantes pet friendly

Hotéis, pousadas e resorts, já abrem as portas para os tutores terem a oportunidade de curtir seus momentos de descanso com os seus animais. Neles lugares, são criando ambientes e estruturas para abrigar os pets. Esses estabelecimento também oferecem serviços exclusivos para os bichanos.

Os restaurantes pet friendly criam cardápios para os humanos e para animais.

Vale muito a pena visitar um estabelecimento pet friendly com o seu melhor amigo.

Verifique a autorização da entrada do pet

Antes de levar o seu animal a um passeio ou viagem, certifique-se que o local onde você irá visitar aceita a presença dos pets. Algumas praias, parques e praças proíbem a entrada deles.

Escolha seu próximo destino ao lado do seu pet com a ajuda da Eu+

O melhor de uma viagem é poder se divertir com quem se ama!

Siga todas as nossas dicas, leve seu pet em seus passeios e crie boas recordações com seu amigo.

Conheça mais destinos incríveis para se divertir com o seu melhor amigo, clique aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo