Estilo de vida

Como economizar na viagem: 7 dicas práticas

O que é melhor na vida do que descobrir coisas novas? É ótimo viver intensamente, e mesmo em meio a uma rotina de trabalho, estudos e afazeres domésticos, precisamos obter tempo para desfrutar de um merecido descanso.

Portanto, fazer uma pausa e viajar para outro lugar é fundamental para abrir a nossa mente para novas culturas, etnias, ter novas experiências gastronômicas, sentir na pele novas temperaturas climáticas, e o melhor, conhecer pessoas novas.

Entretanto, os custos de uma viagem podem ser altos. E o dinheiro é fundamental para realização do sonho de uma trip divertida entre amigos e familiares, ou até mesmo para aquela viagem sozinho.

No entanto, com as orientações corretas, o viajante pode tornar o seu sonho de explorar novos territórios reais. Pensando nisso, criamos este artigo. Nele vamos passar 7 dicas práticas para você economizar na viagem. Confira:

1. Planeje a sua viagem com antecedência

Uma boa orientação de como economizar na viagem é realizar o planejamento da trip com antecedência. Essa prática não é uma tarefa complicada, e vai ajudar o viajante a ter noção dos seus custos durante todo o passeio.

Realizar uma boa viagem requer pesquisa, planejamento e estratégia. É essencial que o viajante busque os melhores preços de passagens de avião, ou ônibus, os melhores trajetos, além disso, que ele saiba os custos do translado entre o local do desembarque e o hotel que irá se hospedar.

E falando em hospedagem, uma boa orientação para o viajante que deseja economizar, é que ele realize uma pesquisa de preços em hotéis e pousadas, levando em consideração o tipo de acomodação, as refeições inclusas no valor da diária, entre outros.

Fazer o planejamento da viagem com antecedência irá implicar diretamente nos custos do passeio, portanto é fundamental tirar um tempo para realizar esse estudo e pôr em prática todas as abordagens que vão beneficiar o bolso do viajante.

2. Compra de passagens

Além do planejamento com antecedência da viagem, o responsável pela trip deve estar atento aos valores das passagens para o destino desejado.

Uma boa orientação é a compra da passagem com a pontuação de milhas, que é um sistema de acumulação de pontos através de alguns operadores de cartões ou empresas que participam desse tipo de programa.

A depender da quantidade de pontos, o viajante tem a possibilidade de não pagar nada pelas suas passagens de avião. E além das compras por milhas, existem alertas que podem ser criados nos sites de vendas aéreas para informar as viagens em promoção do dia.

Alguns pacotes de viagens também trazem mais vantagens na hora do pagamento para o viajante, com passagens e hotel inclusos no pagamento em parcelas sem juros.

Portanto, uma ótima dica de como economizar na viagem é estar atento durante a compra de passagens, utilizando todas as ferramentas para obter o máximo de desconto no valor final dos passaportes.

3. Programas alternativos durante a viagem

Viajante visitante um museu

Conhecer um destino novo é sempre surpreendente, o que nos leva ao desejo de visitar tudo que está disponível por ali. No entanto, alguns passeios podem sair caro, e isso pode implicar no equilíbrio do bolso do viajante.

Uma outra dica de como economizar na viagem é encontrar programas alternativos, ou seja, lugares que sejam sua cara e que ao mesmo tempo sejam mais em conta, como, por exemplo, museus gratuitos, parques ao ar livre, monumentos históricos com entrada franca, praias, entre outros.

Algumas cidades oferecem passeios gratuitos durante determinados períodos do ano, ou mês. O legal é que o viajante que queira economizar durante a viagem, faça uma pesquisa sobre o destino que irá visitar, para buscar as opções de turismo gratuitas do local.

É super fácil realizar passeios divertidos e interativos no local da sua viagem sem gastar muito. Portanto, não perca tempo e busque um local para fazer um belo piquenique, realize programas culturais gratuitos e divirta-se na sua trip, economizando.

4. Refeições durante a viagem

Realizar uma viagem e não provar os sabores do destino que está conhecendo é quase um pecado. Brincadeiras à parte, a verdade é que comer é um dos maiores prazeres da vida e, por isso, precisamos da espaço durante nossa trip para um belo e saboroso turismo gastronômico.

Cada território tem seus sabores únicos, no entanto, para economizar na viagem precisamos ficar atentos aos valores dos pratos que vamos experimentar.

Portanto, para não ter surpresas financeiras, uma boa dica é que antes de consumir qualquer coisa, o viajante fique atento aos valores dos pratos nos restaurantes, sobre a cobrança de couvert, entre outros.

Em todos os destinos vão existir opções do mesmo prato com valores diferentes, fique atento ao cardápio dos lugares, e utilize também a tecnologia ao seu favor. Afinal, nas redes sociais você já consegue obter o nível de favoritismo de determinadas empresas, através de estrelas e comentários do público que já visitou o local.

Seguindo as dicas para realizar boas refeições com preços justos em seus destinos de viagens, a trip terá um custo mais baixo, auxiliando na economia durante a sua viagem.

5. Fuja da alta temporada

Jovem descendo escada rolante com mala em um aeroporto.

Existem períodos do ano em que os destinos são mais procurados, e normalmente neste momento os valores de hospedagem, passagens, entre outros se tornam mais altos. Afinal, a expectativa de lucros é maior. Pois, quanto maior a demanda, maior serão os preços.

Pensando por esta perspectiva, compreendemos que, para aqueles que desejam economizar na viagem, o mais indicado é que ele opte por viajar fora da alta temporada.

E além dos preços mais baixos, o viajante que optar por realizar sua viagem nos momentos de baixa temporada, ele irá se beneficiar com os locais turísticos mais vazios, os restaurantes vão estar menos disputados, entre outros.

 

6. Viaje com os seus amigos

É muito divertido realizar uma boa viagem entre amigos, no entanto, além da boa companhia, uma trip entre companheiros pode gerar vantagens financeiras.

Ao viajar em grupo, a maioria das atividades são realizadas por todos que fazem parte daquela equipe, portanto, os custos de passeios, alimentação, entre outras coisas podem ser divididos entre todos. Essa é uma boa dica para economizar na viagem.

7. Faça uma pesquisa sobre o seu destino

Antes de ir para o seu próximo destino, realize uma boa pesquisa sobre o local, buscando indicações através de sites e redes sociais dos preços de restaurantes, pousadas, hotéis, entre outros.

Além disso, procure entender o sistema de transporte público do local, as opções de passeios gratuitos, e sobre os horários de abertura do comércio.

Obter um parâmetro antecipado sobre os custos do seu próximo destino, irá lhe ajudar a saber quais são os locais com os preços mais acessíveis para você.

Ao seguir todas as dicas das práticas de como economizar na viagem, o viajante obterá mais vantagens no bolso, despertando a possibilidade de juntar dinheiro para um novo passeio.

Gostou do conteúdo?
Acesse o nosso blog e confira mais dicas para suas viagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo