Estilo de vida

Nômades digitais: Sonho ou realidade?

Desde que o mundo é mundo as mudanças acontecem, seja através do seu próprio ciclo natural com uma mãozinha preciosa do meio ambiente, seja por parte das pessoas, que estão sempre em busca de novos rumos e maneiras de flexibilizar suas rotinas para alcançarem a tão sonhada qualidade de vida!

Para ilustrar bem o que falamos acima, iremos conversar sobre os “Nômades Digitais”, que você já deve ter ouvido falar como “aquela pessoa que ama viajar”, o que não é mentira, porém, essas pessoas possuem um estilo de vida muito próprio que nós vamos te apresentar agora. Prepare as malas e vamos nessa!

Afinal de contas: O que é um Nômade Digital?

De uma forma bem simples, Nômades Digitais são pessoas que usam a tecnologia para exercer seu trabalho de qualquer lugar do mundo (que tenha acesso a internet) através de notebooks, computadores, smartphones ou qualquer outro meio que possibilite o exercício de suas tarefas profissionais.

O termo “Nômade” significa alguém que não possui um lugar fixo para morar e é justamente isso que esses profissionais buscam, eles fazem do mundo inteiro seu escritório, abrindo mão de uma vida mais convencional em nome da sua liberdade geográfica.

Esse estilo de vida vem ganhando cada vez mais adeptos e se tornando a meta de muitas pessoas que sonham em conhecer os 4 cantos do mundo.

De acordo com a pesquisa da empresa americana MBO Partners realizada nos Estados Unidos em 2018 “4,8 milhões de trabalhadores se consideravam nômades digitais e, na época, mais de 17 milhões aspiravam ao status”

Como alguém se torna Nômade Digital?

Nômade Digital é apenas um termo para se referir a esse grupo específico de pessoas que amam fazer do mundo seu lar, mas não é uma profissão! Por isso, antes de se tornar um Nômade Digital, você precisa entender alguns pontos importantes.

Trabalhar de forma remota é o principal, senão primordial ponto aqui! Você precisa ter um emprego que possa ser exercido de qualquer lugar do mundo e que seja por meio da internet!

Não existe um emprego específico para isso, você pode ser fotógrafo e ainda sim ser um Nômade Digital, isso porque suas principais ferramentas de trabalho serão a internet, aparelhos de comunicação que te conectem a web e o brilho nos olhos para explorar a beleza do mundo!

É importante saber!

Como já explicamos acima, Nômade Digital não é um profissão, porém, mesmo que qualquer pessoa consiga se tornar um, existem algumas carreiras que têm mais propensão a isso, algumas delas são:

  • Produtor de conteúdo para internet
  • Criação de sites
  • Venda de produtos
  • Designer Gráfico
  • Jornalista
  • Fotógrafo
  • Blogueiros
  • Freelancer e muitos outros

Claro que essa lista é bem maior, citamos apenas alguns ótimos exemplos! Ainda mais agora que os avanços tecnológicos estão estendo as possibilidades de se viver e trabalhar!

QUERO SER UM NÔMADE DIGITAL!

Mas se você é novato na área, não deixe se iludir por aquelas fotos de pessoas estendidas na areia de praia com um notebook no colo, Nômades Digitais são profissionais como qualquer outro que precisam estar disponíveis e exercer suas funções de forma responsável.

Claro que seu quintal pode ser uma praia no litoral brasileiro ou quem sabe uma bela montanha no Chile.

E a parte boa disso tudo é que separamos alguns lugares nacionais que você pode incluir no seu roteiro.

Separe as passagens e confira:

1. São Paulo
Capital do trabalho
Muitas possibilidades de networking
Muita opção de entretenimento

 

 

 

2. Florianópolis (SC)
Conhecida como “Ilha da Magia”
Belas praias
Natureza abundante
Custo de vida médio considerado bom

 

 

3. Rio de Janeiro
Conhecida como “Cidade maravilhosa”
Belas praias
Destino para quem quer trabalhar e desfrutar de bonitas paisagens
Região de alto turismo

 

 

4.Vitória (ES)
Estilo de vida calmo
Cidade do trabalho
Cercado pela natureza

 

 

5. Pirenópolis (GO)
Localizada no Centro oeste e fácil acesso a Brasilia e Goiania
Muitas cachoeiras
Segurança e qualidade de vida

 

 

 

6. Itacaré (BA)
Região cercada pela mata Atlântica
Boa infraestrutura
Litoral
Fácil locomoção pela cidade

 

 

 

BUSQUE REFERÊNCIAS!

É importante buscar referências e ter bastante planejamento, ein?
Mas fique tranquilo que na internet já é possível realizar cursos e conhecer perfis que passam dicas muito legais sobre o tema.

Matheus Souza por exemplo é um dos perfis mais influentes no Brasil quando o assunto é nomadismo digital, eleito uma das Top Voices do linkedin em 2019, é um ótima opção para quem quer se aventurar no mundo!
Mas se você quiser viajar a dois, o Monday Feelings é perfeito! O casal brasileiro Tiago Ferraro e Fernanda Kiehl se conheceram em Londres e uniram o sonho de ambos de se tornarem nômades digitais e dividir isso com o mundo de um jeito muito único!

Nossa dica é que você pense bastante antes de arrumar as malas e ganhar o mundo, o nomadismo digital é sinônimo de liberdade geográfica, mas também de grandes responsabilidades.

Mas não se preocupe, que a recompensa será uma vista deslumbrante de vários lugares do mundo!

E aí, já está de malas prontas?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo