Estilo de vida

Um bom momento para uma viagem interior

Mais de um ano após o início da pandemia e o momento atual ainda exige cuidados. Fazendo com que fiquemos recolhidos na segurança dos nossos lares, junto aqueles que amamos, seja um irmão, amigo, pai, mãe, filhos ou até mesmo nossos pets, que por muitas vezes acabam sendo a única companhia de muitas pessoas durante esse período de isolamento social.

É bem verdade que a rotina mudou e tivemos que nos adequar a uma série de novas normas em nome da nossa saúde. O que abriu os nossos olhos para um fator de extrema importância: nossa saúde mental! E enquanto a gente não pode comprar passagens de ônibus e viajar para relaxar, preparamos este artigo sobre como cuidar da saúde física e mental. Vamos lá?

Técnica de Atenção Plena

“Nossa mente está distraída em pensamentos durante praticamente 47% do tempo”, isso equivale a quase metade da nossa rotina dedicada a pensamentos que nos dispersam das nossas obrigações.

Essa tendência a ter pensamentos voltados a situações do passado ou do futuro pode resultar em distúrbios como ansiedade. E é aqui que entra o “Mindfulness” ou “Técnica de Atenção Plena”

A explicação é simples, pois trata-se de uma prática voltada para viver o momento presente de maneira totalmente consciente.

Isso acontece por meio de exercícios de respiração e desenvolvimento da atenção para que possamos estar 100% focados no que estamos fazendo naquele exato momento.

Os benefícios para saúde são inúmeros, listamos aqui alguns deles, confira:

  • Ajuda no desenvolvimento da inteligência emocional;
  • Aprofunda o autoconhecimento;
  • Melhora a capacidade de concentração;
  • Auxilia no controle do estresse e ansiedade;
  • Reduz a insônia;
  • Ajuda na memória;
  • Diminui os pensamentos negativos;
  • Uma técnica simples, que você pode fazer em qualquer lugar da sua casa que seja calmo e arejado de
  • preferência. Aprenda alguns exercícios:
  • Observe os sons

Preste atenção nos sons ao seu redor, imagine como se eles estivessem dentro do seu ouvido. Esse exercício ajudará sua mente a se acalmar e perceber o ambiente ao seu redor.

Liberador de hábitos
Faça atividades diferentes na sua rotina, prepare uma refeição que não costuma comer ou até mesmo pedir em algum restaurante. Ter hábitos da sua rotina vai te ajudar a desenvolver a adaptabilidade e aceitação.
Atenção durante escovação dos dentes

Um simples hábito ao iniciar o dia pode te ajudar bastante! Manter a atenção no processo de escovação dos dentes pode ajudar a evitar a agitação. Experimente na frente do espelho
Meditação de 3 minutos

Preste atenção na sua respiração, perceba o ar entrando e saindo dos seus pulmões, observe o movimento do abdômen. Esta meditação é indicada para diminuir a ansiedade.

Cuide da saúde mental
O corpo e a mente funcionam em conjunto! Você já deve ter ouvido falar na expressão “Quando a mente não está bem, o corpo sente” isso acontece porque o nosso corpo atua para funcionar em perfeita harmonia.

“Em 1946 a Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu a saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a mera ausência de doença ou enfermidade”.

Isso significa que não adianta praticar exercícios e se alimentar bem se a sua mente não estiver saudável. Por isso, investir em terapia é essencial, principalmente no momento em que estamos vivendo.

Dê uma chance a atividades que estejam ligadas a saúde da mente, sejam elas uma consulta com o psicólogo, uma manhã de yoga ou quando a pandemia passar, aproveitar aquela promo de passagens para viajar até aquele lugar que você sempre quis conhecer.

Afinal de contas, os cuidados devem acima de tudo promover satisfação.

Dicas para manter a saúde física e mental

Como citada no tópico acima, manter a saúde física e mental em dia é fundamental e indispensável para uma vida equilibrada. Não devemos atribuir menos importância para uma nem outra, ambas merecem atenção!

Por isso, separamos algumas dicas de exercícios para o corpo e a mente que vão te ajudar. Veja:

Pratique exercícios em casa
Muitos profissionais oferecem conteúdo nas redes sociais voltados para atividades que podem ser feitas em casa, uma dica legal é aproveitar espaços ao ar livre como quintais ou áreas.

Pratique meditação
Meditar é uma excelente exercícios que auxilia na concentração e controle do corpo. O que muitos não sabem é que a meditação atua fortalecendo músculos do abdômen e ajudando na saúde da coluna.

Quem dança seus males espanta
A dança é um ótimo remédio e com a internet se tornou muito mais acessível. Canais no youtube oferecem conteúdo voltado a dançar, com dançarinos profissionais como tutores. Uma ótima forma de manter a saúde física e mental em dia, né?

E se a vontade de entrar no primeiro ônibus de viagem rumo ao destino mais paradisíaco continuar, lembre-se que esse momento vai passar e daqui a pouco estaremos promovendo passeios e conhecendo lugares incríveis. Por enquanto, o cuidado é o remédio mais eficaz.

Por isso, fizemos esse artigo para te auxiliar durante esse tempo. Com dicas que desejamos que sejam úteis para você e ajude a deixar sua rotina mais saudável e feliz.

Conta pra gente como você está se cuidando durante a pandemia?

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