Estilo de vida

Viajando sozinha!

Viajar sozinha é um momento de auto descoberta fascinante, pois, nós podemos contemplar tudo ao nosso tempo, com as nossas percepções de cada coisa, porém, quando falamos sobre mulheres que viajam sozinha, logo vem comentários do tipo “Mas não é perigoso?” “Tem certeza que vai conseguir?”. Mas não é de hoje que as mulheres rompem barreiras, não é mesmo?

Um estudo feito pelo Booking.com com viajantes solos do Brasil, Argentina, Colômbia e México mostrou que “62% das mulheres latino-americanas afirmam que já fizeram pelo menos uma viagem sozinhas para outro país”, um número bastante considerável, levando em consideração tantas barreiras que são impostas. E se você ainda tem receio de viajar sozinha, esse artigo vai te ajudar a superar suas inseguranças e te encorajar a ganhar o mundo.

LIVRE, LEVE E SOLTA

Viajar sozinha é antes de mais nada um ato de coragem, pois, o machismo disseminado por vários lugares do mundo ainda é o principal motivo pelo qual muitas mulheres optam por viajar acompanhadas.

Mas de acordo com uma pesquisa de 2019, feita pela empresa MaxMilhas “houve um aumento de 8% no número de mulheres que compraram voos sem acompanhante”

Outra pesquisa feita pelo MTur (Ministério do Turismo), mostra que “(17,8%) das mulheres desejam viajar sozinha”, um percentual maior do que o de homens, que por sua vez ocupam percentual de (11,08%).

Então se você está com receio de comprar uma passagem de ônibus ou uma passagem de avião e sair por aí para conhecer lugares incríveis, continue lendo esse artigo que nós vamos te encorajar!

DICAS PARA MULHERES QUE VIAJAM SOZINHAS

Antes de mais nada, é muito importante ter em mente que dar ouvidos aos comentários machistas vai te desencorajar e fazer com que você desista do seu sonho de conhecer lugares incríveis.

Se você nunca fez uma viagem sozinha ou está se sentindo muito insegura para dar os primeiros passos nesse mundo de viajantes solo.

Comece a seguir nas redes sozinhas outras mulheres que viajam sozinhas . Criar conexões é muito importante, vai te ajudar a sanar muitas dúvidas e te inspirar.

Outra dica legal é começar por viagens com pequenas distâncias, você pode conhecer lugares do Brasil que vão te surpreender e te dar experiência para viagens mais distantes, quem sabe para outros países!

A seguir separamos mais algumas dicas super legais para você, confira:

A Booking.com criou um guia super legal, chamado “Mulheres pelo mundo”, uma leitura super válida que agrega bastante ao seu roteiro de viagens.

Pesquisar, pesquisar e pesquisar! Estar informada sobre lugares para viajar sozinha

Essa lista contém destinos para viajar sozinha, veja: Bonito (MS), Inhotim, Brumadinho (MG), Cambará do Sul (RS), Rio de Janeiro (RJ), Região dos Lagos (RJ), Praia do Forte (BA) e Tiradentes (MG).

Optar por fazer passeios em grupos é uma ótima opção, pois, além de conhecer novos lugares, você poderá fazer novos amigos.

Considere o lugar onde você vai ficar hospedada, nesse caso, você deve buscar referências do hotel, hostel, pousada e etc, agora já é permitido alugar através de sites que dispõem de comentários dos antigos hóspedes com mensagens como segurança, localização e muitas outras informações indispensáveis

Além do lugar onde você vai se hospedar, pesquisar sobre o entorno, seja cidade ou interior, é muito importante saber tudooooo!

Mantenha sempre seus amigos e familiares informados sobre como anda sua viagem, seja com vídeos, fotos, localização.

Sempre fique atenta ao horário do seu ônibus ou horário do seu voo, pois, nem sempre é legal ficar esperando sozinha, principalmente em rodoviárias
Essas dicas são direcionadas à segurança de mulheres que desejam viajar sozinhas, infelizmente, esses cuidados ainda são necessários e indispensáveis.

SEGUE O @ DELA

Como já citamos acima, é muito importante criar uma rede de apoio e ter o máximo de informações possíveis, pois, além de se sentir mais segura, você vai aprender muito mais sobre viajar sozinha!

Pensando nisso, separamos alguns perfis que você precisa conhecer antes de comprar suas passagens e viajar por aí!

@byleticiamello

Letícia tem uma história inspiradora de liberdade e coragem, ela resolveu se tornar uma nômade.  Abrindo mão de uma vida mais comum e fazendo do mundo sua casa. Em seu perfil ela tem várias dicas super legais

@liviajando

Lívia é dona de um dos  maiores perfis de viagens do Brasil! Formada em direito, ela desmistifica em seu perfil a ideia de que para viajar por aí você precisa abrir mão de tudo. Com muitos destinos na sua bagagem, Lívia tem muitas dicas para você! 

@escritoraviajante

E se você acha que precisa de muita grana para viajar, se enganou! Manoela Ramos, uma publicitária de 26 anos está desde 2017, viajando pelo Brasil, pasmem  com pouco, ou quase nada de dinheiro.  Manu vive com cerca 1.000 por mês, fruto das vendas do seu livro e das vendas de artesanatos que ela mesma faz.

@pelagalaxia

Anna é experiente em viagens internacionais, com muitos intercâmbios no passaporte, ela costuma viajar sozinha  e já desbravou a Europa e o Oriente Médio. Além de dicas de viagens, Anna ainda dá dicas de trabalhos temporários para se manter durante as viagens.

@mulheresqueviajamsozinhas_

Mulheres que Viajam Sozinhas é a maior comunidade de mulheres viajantes solo em língua portuguesa!! Sua fundadora é Luciane Leal que possui muita experiência e divide tudo isso nas suas redes sociais e em um blog mulheres que viajam sozinhas com fóruns e muito mais!

Além desses perfis que citamos, a seguir, separamos algumas leituras que podem te ajudar durante a viagem, veja:

1. Comer, Rezar, Amar – Elizabeth Gilbert, 2007. Compre o livro aqui
2. Livre – Cheryl Strayed, 2012. Compre o livro aqui
3. Mas você vai sozinha?Gaía Passarelli, 2016. Compre o livro aqui
4. Robyn Davidson, 1995. Compre o livro aqui
5. Viajei sozinha – Flávia Soares Julius e Maristela do Valle, 2007. Compre o livro aqui

Desejamos que esse artigo tenha sido a injeção de ânimo e coragem que faltava para você arrumar as malas, comprar passagens e viajar rumo aos seus sonhos.

Sabemos que a sociedade impõe barreiras para as mulheres que não deveriam existir, por isso, escrevo esse artigo com muito carinho para que você saiba que é possível sim viajar sozinha e você não precisa ter medo.
Desejamos que todas as mulheres voem cada vez mais longe rumo aos seus sonhos.

Agora nós queremos saber: Qual foi o lugar mais longe que você já conheceu no Brasil?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo