GeralDestinos

Atrações incríveis na Chapada dos Guimarães

Localizada no “coração do Brasil”, no estado do Mato Grosso, a Chapada dos Guimarães é um destino apaixonante e cada vez mais procurado pelos amantes do ecoturismo. A região é repleta de cachoeiras, cavernas, nascentes d’água, sítios arqueológicos e trilhas em meio a vegetação típica do cerrado. Confira as dicas para curtir a beleza fascinante desse lugar reconhecido pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade. 

Como chegar

O município Chapada dos Guimarães fica pertinho de Cuiabá — a cerca de 75 km do aeroporto. Saindo da cidade, basta pegar a rodovia MT-25. Para percorrer as distâncias entre as atrações, que concentram-se no interior do parque nacional, recomenda-se a utilização de um veículo com tração 4×4. 

Não perca os melhores passeios

Mirante da Cachoeira Véu de Noiva Uau! Não há como não se impressionar com o cartão postal da Chapada dos Guimarães. A Cachoeira Véu de Noiva é uma queda d’água estonteante —  possui imponentes 86 metros de altura e é cercada por paredões em um lindo vale em forma de ferradura.   Circuito das CachoeirasUm passeio para um dia inteiro: um percurso com 6 cachoeiras em sequência, todas ao longo do Rio Claro. São aproximadamente 6 km (ida e volta) com quedas d’água para se contemplar e banhar.  

Cidade de Pedra Uma paisagem de tirar o fôlego com enormes paredões de até 350 metros de desnível. As formações rochosas lembram ruínas de uma cidade, por isso o nome do local.

Morro São Jerônimo A caminhada de cerca de cinco horas requer um certo preparo físico, mas vale o esforço: o Morro São Jerônimo é um dos pontos mais altos do parque nacional, com mais de 800 metros de altitude no cume.

Gruta Lagoa Azul Surpreenda-se com este espetáculo da Chapada. Embora não seja permitido mergulhar, a vista é um colírio para os olhos. A incidência solar passando pelas frestas da gruta recai sobre  águas azuis e transformam o lugar numa obra-prima da natureza.

Caverna Kiogo Brado Com nome que significa “Ninho dos Pássaros”, a caverna Kiogo Brado fica a apenas 800 metros da Lagoa Azul. Segue-se por um caminho estreito, margeando um pequeno curso d’água. A sensação de transitar pela formação rochosa, que é delicada e coberta de arenito, é imperdível.  

Fique atento(a): todos os passeios no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães exigem o acompanhamento de um guia.

Melhor época pra ir

Para tomar banhos nas cachoeiras e aproveitar uma boa visibilidade nos mirantes, é aconselhável ir no verão. Mas, nessa época, devido a maior quantidade de chuvas, é importante se informar sobre a possibilidade de ocorrência de trombas d’água. Se você preferir evitar a temporada de chuvas, você pode visitar o parque de julho a outubro, o clima nesse período é ameno durante o dia e faz um friozinho à noite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo