Geral

Descubra 13 museus em São Paulo

São Paulo possui uma área territorial de 1.521 km, e cerca de 22.429.800 habitantes. Esse é o único destino brasileiro no ranking das 10 cidades mais populosas do mundo, sendo o segundo lugar mais visitado do Brasil.

Conhecida como selva de pedra, São Paulo também abriga a maior oferta cultural da América Latina. São 110 museus, com os mais variados acervos artísticos, que vão desde obras e exposições até coleções inusitadas. E com tantas opções de museus para conhecer, fica difícil saber por onde começar.

Pensando na pluralidade cultural e museológica desta cidade, criamos este artigo. Descubra 13 museus de São Paulo.

1. Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia (MuBE)

Inaugurado em maio de 1995, o Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia é uma instituição cultural privada, com o objetivo de divulgar os mais diversos segmentos da arte, priorizando a escultura e os suportes tridimensionais

O museu fica localizado no Jardim Europa, cidade de São Paulo. É conhecido como a ‘A Pedra do Céu’. O prédio foi projetado pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha, famoso arquiteto e urbanista brasileiro, além de abrigar um jardim de Burle Marx. Esse é um dos museus mais imperdíveis de São Paulo.

2. Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP)

Inaugurado em 1968, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand fica localizado na Avenida Paulista, uma via considerada símbolo da cidade de São Paulo por reunir teatros, cinemas, museus e centros culturais e de compras, além das feiras artesanais e apresentações de artistas de rua.

O MASP é considerado um dos museus de arte mais importantes do Hemisfério Sul, o local possui em seu acervo, pinturas, esculturas, desenhos, fotografias e roupas que representam expressões artísticas da África, Américas, América e Europa, desde a Antiguidade até o século 21.

Além de conter obras de grandes artistas nacionais e internacionais, como: Rafael, Van Gogh, Cézanne, Renoir, Monet e Picasso, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Cândido Portinari, Tarsila do Amaral, entre outros.

O Museu de Arte de São Paulo é parada obrigatória para quem visita a cidade, portanto, não deixe de visitar o local na sua próxima viagem à São Paulo.

3. Museu do Futebol

O Museu do Futebol foi fundado em 2008 e é um espaço que busca preservar os diferentes assuntos envolvendo a prática, a história e curiosidades do futebol brasileiro e mundial.

O acervo do local reúne camisas, bolas, troféus e a ideia do futebol como ato fundamental da cultura brasileira. O Museu fica localizado no Estádio do Pacaembu e é o programa ideal para os apaixonados por futebol.

4. Pinacoteca do Estado de São Paulo (Pina)

Pinacoteca do Estado de São Paulo (Pina).

O Pinacoteca do Estado de São Paulo foi fundado em 1905 em um edifício construído e projetado por Ramos de Azevedo e Domiziano Rossi para ser a sede do Liceu de Artes e Ofícios. Esse é um dos museus mais antigo de São Paulo e um dos mais importantes do Brasil.

O local é constituído por dois edifícios abertos ao público: a Pinacoteca da Luz, vizinha ao Parque da Luz e a Estação Pinacoteca.

Carinhosamente apelidado de Pina, o museu abriga um acervo permanente da produção artística brasileira do século XIX até os dias de hoje, incluindo gravuras, pinturas, esculturas, desenhos e fotografias. Além das exposições temporárias de artistas nacionais e internacionais.

A Pinacoteca reúne obras de diversos artistas, alguns exemplos são: Anita Malfatti, Lygia Clark, Tarsila do Amaral, Almeida Júnior, Pedro Alexandrino, Candido Portinari, Oscar Pereira da Silva, entre outros.

Chame os seus amigos e familiares para conhecer de perto as obras surpreendentes que estão abrigadas na Pinacoteca de São Paulo.

5. Museu Afro Brasil

O Museu Afro Brasil reúne história, arte, tecnologia, etnologia, com a exposição de objetos relacionados ao universo cultural do negro no Brasil.

Localizado no Parque Ibirapuera, dentro do Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, o local conta com um acervo com mais de 6 mil obras, distribuídas entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas.

Esse é um museu de extrema importância para a cultura negra brasileira e deve estar na sua lista de museus para conhecer em São Paulo.

6. Museu da Língua Portuguesa

O Museu da Língua Portuguesa foi inaugurado em março de 2006 dentro da Estação da Luz, no centro histórico de São Paulo. Esse é um dos primeiros museus totalmente dedicados a um idioma, e funciona contando a história e evolução da língua portuguesa de uma forma interativa e moderna.

O local conta com um mirante no terceiro piso, com terraço com vista para o Jardim da Luz e a famosa Torre do Relógio.

O objetivo da exposição é valorizar a diversidade da língua portuguesa. O Museu da Língua Portuguesa é um dos principais museus para visitar em SP.

7. Museu de Arte Moderna (MAM)

O Museu de Arte Moderna também fica localizado no bairro do Ibirapuera, em um prédio adaptado por Lina Bo Bardi, uma arquiteta modernista ítalo-brasileira. O edifício fica ligado ao Jardim de Esculturas projetado por Burle Marx, artista plástico e paisagista brasileiro. A edificação destaca a arte moderna e contemporânea brasileira.

Ao lado do MAM, é possível admirar os murais dos artistas os GÊMEOS e o Kobra. Esse é um dos museus que você deve incluir em seu roteiro por São Paulo!

Museu do Ipiranga, em São Paulo.8. Museu do Ipiranga

O atual prédio que abriga o Museu do Ipiranga foi construído entre os anos de 1885 e 1990 e, em 1994, o até então recém-criado Museu do Estado (Museu Paulista) foi transferido para o monumento.

O Museu do Ipiranga leva esse nome por estar no mesmo local que abriga o Monumento à Independência. Uma outra curiosidade é que esse é o museu público mais antigo de São Paulo. No entanto, também pode ser considerado o mais novo, pois recentemente reabriu para visitação, após nove anos fechados para reformas.

Esse é um museu que você deve marcar presença durante a sua visita à cidade de São Paulo.

 

9. Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC USP)

O Museu de Arte Contemporânea da USP foi fundado nos anos de 1950 nas instalações do complexo arquitetônico de Oscar Niemeyer, no bairro do Ibirapuera. O local é considerado referência de arte moderna e contemporânea, além de abrigar uma biblioteca e um importante arquivo documental.

No MAC USP o visitante encontra obras de Picasso, Miró, Alexander Calder, Kandinsky, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Volpi, Lygia Clark, entre outros.

10. Museu da Imagem e Som (MIS)

O Museu da Imagem e do Som foi inaugurado no ano de 1970, e é uma instituição pública estadual, vinculada à Secretaria da Cultura. O local abriga exposições sobre personalidades nacionais e internacionais, como: David Bowie, Stanley Kubrick, Tim Burton e Renato Russo, entre outros.

O prédio também realiza a exposição de belas mostras de fotografia que ocorrem anualmente. Esse é um museu super empolgante e surpreendente, ideal para quem ama música e história. Marque sua presença no MIS em sua próxima viagem a São Paulo!

11. Museu Lasar Segall

O Museu Lasar Segall foi inaugurado em setembro de 1967, e reúne obras do pintor, escultor e gravurista Lasar Segall. O prédio que abriga o museu é a antiga residência e ateliê do artista.

Lasar Segall nasceu na Lituânia, um país na Europa, mas passou boa parte de sua vida no Brasil. Ele trabalhou como pintor, gravador, escultor e desenhista. Esse é um museu que vale muito a pena conhecer!

12. Museu Catavento Cultural

Museu Catavento Cultural, Parque Dom Pedro II, s/n, São Paulo.

O Museu Catavento foi inaugurado em 2009 e possui o objetivo de explorar as possibilidades que a ciências da. O prédio fica localizado no Palácio das Indústrias, um edifício histórico no centro de SP que é patrimônio arquitetônico e cultural da cidade, e está dividido em 4 seções: Universo, Vida, Engenho e Sociedade.

O Catavento Cultural é perfeito para adultos e crianças que amam interagir com a ciência.

13. Museu da Imaginação

O Museu da Imaginação fica localizado no bairro da Lapa de Baixo e é um museu voltado ao público infantil, com áreas de recreação livre, dinâmicas e exposições interativas sobre arte e workshops práticos.

Esse ambiente abriga exposições que exploram a criatividade das crianças e ensinam ao mesmo tempo. E é o local ideal para você levar os pequenos em uma visita a cidade de São Paulo

Esse é um dos estados mais explorados do Brasil, e não seria por pouco, São Paulo abriga um leque de opções de museus, todos com muita riqueza histórica e material. Agora é só fazer as malas e criar a sua lista com os museus que mais chamam a sua atenção. Partiu, Sampa!

Gostou do conteúdo?
Acesse o blog e leia mais sobre São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo